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sábado, 11 de maio de 2013

Aula sobre o desenho Kiriku


PLANO DE AULA

Ao incentivar os alunos a conhecerem a cultura africana, retirando o imaginário negativo de tudo que se refere ao povo africano e seus descendentes, irá ajuda-los a perceber a cultura negra inserida em nossa sociedade. Para isso o diálogo e debates são imprescindíveis para a busca da identidade cultural brasileira, criando a valorização entre negros e brancos, eliminando o racismo e desigualdade racial entre as crianças.


Série: 4º e 5º ano
Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa; História da África; Arte; Informática.
Tempo previsto: 04 aulas + Mostra cultural

Objetivo geral
Reconhecer e valorizar as práticas culturais africanas possibilitando conhecerem valores  culturais africanas, de modo positivo, oferecendo acesso a uma cultura diferente, questionando o tratamento dado ao negro em nossa sociedade e no âmbito escolar.
      
Objetivos específicos

·         Analisar criticamente a publicidade televisiva dirigida ao público negro e seus descendentes.
·         Criar texto opinativo sobre o filme e ampliação da competência em sustentar argumentos.
·         Desmistificar a existência de que todo herói é branco.
·          Reconhecer traços culturais africanos característicos do povo brasileiro;
·          Perceber no filme atitudes de respeito e cuidado com o outro;

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula

Começar a aula com o texto “Consciência Negra: o que é isso afinal?”, Ciência Hoje Crianças, disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/consciencia-negra-o-que-e-isso-afinal/ (Anexo).

Discutir o que o texto quis dizer e dialogar sobre como é a vida dos negros nos dias atuais.
Apresentar o vídeo “Vista minha pele” disponível em: http://youtu.be/LWBodKwuHCM
Pedir para que façam uma redação opinativa sobre o que foi discutido em sala de aula.

2ª Aula


Assistir ao filme “Kiriku e a feiticeira.”
Depois de a exibição trocar comentários sobre o filme e no final perguntar se Kiriku foi herói e quais atitudes poderiam torna-lo herói da tribo? A mediação do professor aos pontos importantes trazidos pelos alunos torna o assunto mais dinâmico e a discussão mais profunda. Depois pedir para que façam uma descrição das atitudes de Kiriku no caderno.

3ª aula
Sala de informática: Fazer pesquisas, em grupos, sobre os heróis negros em: histórias em quadrinhos, filmes e novelas. Cada grupo fará um dos temas e farão cartazes, com fotos, identificando os personagens com as seguintes perguntas: Como eles são comparados aos brancos? São apresentados como honestos e inteligentes? São famosos? Há críticas sobre estes personagens? Por que os heróis (quase) nunca são negros?
      
  4ª aula
Junto à professora de Artes, iniciar a aula com uma roda de conversa sobre as máscaras africanas, apresentando imagens de diferentes tipos, formas e estilos, descrevendo as representações de cada uma.




Construir máscaras africanas com os seguintes materiais:
Papelão, Tintas PVA, Cola, Rolos de Papéis, Penas ou lã, lacre de lata de refrigerante e fitas diversas.





 Mostra Cultural

Fazer uma exposição de todos os trabalhos, em que o grupo dos cartazes, incluirá as máscaras produzidas pelos componentes e escolher a melhor redação para ser apresentada e lida.
Criar um blog e apresentar todos os trabalhos dos alunos.

Avaliação

As avaliações serão feitas pelo processo de ensino-aprendizagem, em que será analisado ao que o aluno construiu e apreendeu durante as aulas, sendo: as discussões, a oralidade, a construção do cartaz, respostas das questões e a produção final de todo o processo, permitirá avaliar se os objetivos foram alcançados às propostas da aula.

                                                                              Abraços


terça-feira, 7 de maio de 2013

Lembrancinha do dia das mães

   Ensinei esta lembrancinha em uma escola que fiz meu estágio. Foi a primeira e por isso tem dois defeitinhos, que vou explicar:
   

 Porta copos em MDF

 Pintei com tinta PVA cintilante, por ser escura não foi necessário
pintura prévia.

Usei cores diferentes para dar efeito mais divertido. 

 Colocar cola branca e usar conta gotas para aplicar 
o verniz vitral. 1º defeitinho: não pintei o fundo e a cola 
fica transparente depois, então sugiro que o faça para 
o acabamento ficar perfeito.

 Perceba que a gota se expande em contato com a cola.
A que tem o centro mais escuro recebeu uma gota extra.
2º defeito: cuidado com o excesso de cola, espalhe com
um palito de churrasco e não deixe nenhuma parte sem cola.

 Efeitos diferentes!

 Deixe escorrer para o lado
E é este o resultado.

Abraços

Lição de alfabetização e letramento

   Olá! Pois é, tudo está na correria e arranjamos mais um tempinho para colocar em prática o que aprendo na faculdade e lecionar está me deixando cada vez mais apaixonado pelo que escolhi. 
   Sei que demorei um pouco para me decidir profissionalmente, mas precisei passar por outras história para ser o que sou hoje e estou muito segura da minha decisão. 
   Docência sempre!!!!

   Pessoal, ainda não descobri como permitir em meu blog a cópia, se vocês quiserem fazer. Alguma dica?

   Vou deixar um trabalhinho que copiei de um livro e adaptei, para ajustar ao que a Andressa (menina linda e centrada que estou dando reforço escolar em uma ONG). 



                     

DESCUBRA O NOME DOS ANIMAIS

GATO        PATO        RATO          BODE      MACACO

                               
 


 



   Ainda tenho muito o que aprender, mas estou caminhando!

                                                                            Abraços


   

segunda-feira, 6 de maio de 2013

O BELO, A PERCEPÇÃO ESTÉTICA E O FAZER ARTÍSTICO


O BELO, A PERCEPÇÃO ESTÉTICA E O FAZER ARTÍSTICO.




            A autora, Cristina Costa, enquanto criança descreve sua experiência com a arte, em que a música, “olhava para uma insistente bailarina que rodopiava em uma caixa de música, invejando sua graça.” e as pinturas diversas, entre bisnagas de tinta e de pincéis, levaram-na a se expressar. Futuramente estudou em ateliês por muitos anos e estas práticas a levou a desenvolver pesquisas em sociologia da arte.
            A sociologia da arte desvenda as intenções da sociedade ao usar práticas artísticas, cujo intuito era as demonstrações do poder político e religiosas, a soberania absoluta dos reis e aos privilegiados. A arte usada para ditar os poderosos. Com o passar dos tempos a arte também passou a ser utilizada para retratar convívios familiares e a mulheres, sendo esteio dessa organização, foi divinizada no barroco, para depois sensualizada na era industrial. Descrevendo sem palavras, mas por interpretação da imagem, as mudanças da mulher na sociedade. E era assim que a moda também era ditada, “no século XIX a roupa usada pela elite – saltos altos e finos, inúmeras saias rodadas e imensos chapéus enfeitados até com ninhos de passarinhos – tinha por objetivo, além de ornar quem a portasse, exibir sua ociosidade como privilégio de classe, expresso na suntuosidade e no exagero das vestes.” afirma a socióloga brasileira Gilda de Mello e Souza.
            A música encontrou diversas formas de expressões, demonstrando as diferenças sociais e culturais, que podia ser de defesa à alegria festiva. Confirmando que a arte sempre esteve interligada a humanidade, expressando a visão humana sobre o mundo. Este olhar é compartilhado com o outro, ou melhor, ressonâncias que atinge “as profundezas do ser do poeta ao seu ouvinte”, aflorando prazeres diferentes do cotidiano, vindo da percepção artística de um som que nos envolve, da imagem contemplada e que nos encanta, reconhecendo o belo e tornando-o seu. Porém essa “fruição emocionada” depende de suas experiências, o meio em que vive, como se vive e o “gosto de cada época”. Sentir prazer e saber de onde vem.


            O único ser capaz de desenvolver a emoção estética e ter prazer nela é o homem. Por isso os historiadores dizem “que é do conflito e do confronto entre um estilo consagrado e aquele que inova que se processa a dinâmica da produção artística.”
            “Existem mecanismos na sociedade que permitem que certos grupos legitimem seu gosto e o disseminem entre as pessoas, tornando-o quase uma unanimidade. Esses mecanismos estão ligados às instituições políticas, educacionais e culturais existentes.” É pela ação do homem e as mudanças históricas que a concepção do que é belo hoje não seja amanhã; o artista, então, transforma sua forma de expressão baseado na arte do seu tempo.


                                                                             Abraços
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