Home A Artesã Minhas Artes Contato

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mega Artesanal 2013

   A Mega estava show e como sempre eu tentei participar de tudo que me era possível, aprendendo cada vez mais. Sem falar das pessoas que conheci nas filas e no stand. Como sempre foram lições deliciosas!



                     Acreditem, linha e agulha não são o meu forte, mas vejam: eu consegui e amei!

E ainda foi a coruja, símbolo da Pedagogia!

 

 


Foi realmente muito bom!

Abraços




quarta-feira, 10 de julho de 2013

O ciclo de vida das cigarras

   Olá! Eu estou fazendo a limpeza no meu computador, eliminando todas as coisas que não preciso mais e encontrei uma apresentação que fiz para as crianças do 2º ano no Colégio Santa Maria, enquanto estagiária.
   Eles tem um bosque enorme e fomos passear com as crianças para sentir a natureza e lá estava uma pele de cigarra grudada na árvore. As crianças enlouqueceram e aproveitei pra explicar o pouco que sabia sobre as cigarras.
   Chegando em casa fiz uma pesquisa, descobrindo que passei informações incorretas para as crianças e montei uma apresentação rapidinha para me retratar e aproveitando para me destacar no estágio (rsrsrsrs). Temos que aproveitar as oportunidades, né!

   Vamos lá:

             A cigarra é um inseto de fases incompletas. Ovo→ Ninfa→ Inseto adulto

                      ·         Fêmeas põem seus ovos e morrem logo depois. Os ovos eclodem.

                          ·         Os insetos jovens (ou “ninfas”) caem no chão e entram na terra.

         ·         As ninfas vivem na terra por 1 a 17 anos (depende da espécie) se alimentando da seiva de raízes. As larvas saem do chão todas ao mesmo tempo.

 

Depois desse período, elas cavam túneis, sobem nas árvores e sofre uma metamorfose, mudam (trocam de pele), e viram adultas. As peles permanecem abandonadas, continuam agarradas à casca das árvores.


·         O acasalamento ocorre geralmente durante os meses quentes do ano, o que varia de acordo com a região geográfica.
As cigarras masculinas começam a cantar com um ruído zumbindo agudo, alto para atrair fêmeas. As fêmeas também fazem um pequeno som, mas bem baixo. As cigarras masculinas cantam vibrando as membranas no lado de baixo do primeiro segmento abdominal. As cigarras masculinas são também capazes de fazer um grito alto quando perturbadas. Acredita-se que tal gritar pode ser eficaz em determinados predadores.
                                                                CURIOSIDADES
  • A cantoria é dos machos, que serve para atrair a fêmea. Além disso, ele também canta quando é atacado ou capturado por inimigos naturais.


  • São notoriamente péssimas voadoras e com frequência chocam-se com objetos, isso quando conseguem sair do chão. As cigarras têm quatro asas, e, quando não estão voando, essas asas ficam dobradas, rentes ao seu corpo.


  • As cigarras têm três pares de pernas, todas com o mesmo comprimento. Tem olhos largos e situados em cada lado de sua cabeça dão-lhes uma ampla visão periférica. Os três pequenos olhos no topo da cabeça (chamados ocelo) permitem ver os predadores por cima. 
   Apresentei em Power Point e fui explicando nessa ordem. Me realizei! 

                                                                            Abraços

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bolo Red Velvet

   Olá!!! Pois é, férias (FINALMENTE)!!!! E meu filho já no meu pé cheio de vontades e louco por doces!
Ele estava louco pra comer bolo de veludo vermelho (red velvet) e não conseguia achar em nenhuma doceria pra comprar, só na Carlos Bakery, mas é muito, muito longe! kkkkkk!


   Fuçando a web encontrei no tudo gostoso a receita http://tudogostoso.uol.com.br/receita/9038-bolo-de-veludo-vermelho.html. Segui passo a passo e deu super certo!


 

 


Cobertura
·         50 gr de manteiga sem sal amolecida(s)
·         150 gr de cream cheese
·         100 gr de chocolate branco derretido(s)
·         300 gr de açúcar de confeiteiro
·         1 colher(es) (sopa) de essência de baunilha

Na batedeira em velocidade alta, bata a manteiga com o cream cheese, até que estejam incorporados. Junte o chocolate e a baunilha e bata, até agregá-los à mistura. 
Acrescente, às colheradas, o açúcar. Bata em velocidade média alta, até que a mistura esteja leve e fofa (de 5 a 8 minutos). Leve à geladeira por 15 minutos e depois coloque colheradas em cima do bolo. 
Para o recheio, use metade da cobertura. 
Monte um bolo em cima do outro e basta cobrir com a cobertura restante. Se quiser uma cobertura mais firme, leve à geladeira por 20 minutos.
Para o recheio, separei um pouco da massa e acrescentei um pouco de café amargo e sem açúcar + chocolate ao leite derretido. Ficou muito bom!

   Agora é só ficar de olho na balança!

                                                                           Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...