PLANO DE AULA
Ao incentivar os alunos a conhecerem
a cultura africana, retirando o imaginário negativo de tudo que se refere ao
povo africano e seus descendentes, irá ajuda-los a perceber a cultura negra
inserida em nossa sociedade. Para isso o diálogo e debates são imprescindíveis
para a busca da identidade cultural brasileira, criando a valorização entre
negros e brancos, eliminando o racismo e desigualdade racial entre as crianças.
Série: 4º e 5º ano
Áreas do Conhecimento: Língua
Portuguesa; História da África; Arte; Informática.
Tempo previsto: 04 aulas + Mostra
cultural
Objetivo geral
Reconhecer e valorizar as práticas
culturais africanas possibilitando conhecerem valores culturais africanas, de modo positivo, oferecendo
acesso a uma cultura diferente, questionando o tratamento dado ao negro em
nossa sociedade e no âmbito escolar.
Objetivos específicos
·
Analisar criticamente a
publicidade televisiva dirigida ao público negro e seus descendentes.
·
Criar texto opinativo sobre o
filme e ampliação da competência em sustentar argumentos.
·
Desmistificar a existência de que
todo herói é branco.
·
Reconhecer traços culturais
africanos característicos do povo brasileiro;
·
Perceber no filme
atitudes de respeito e cuidado com o outro;
Estratégias e recursos da aula
1ª Aula
Começar a aula com o texto “Consciência Negra: o que é isso afinal?”,
Ciência Hoje Crianças, disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/consciencia-negra-o-que-e-isso-afinal/ (Anexo).
Discutir o que o texto quis
dizer e dialogar sobre como é a vida dos negros nos dias atuais.
Apresentar
o vídeo “Vista minha pele” disponível em: http://youtu.be/LWBodKwuHCM
Pedir
para que façam uma redação opinativa sobre o que foi discutido em sala de aula.
2ª Aula
Assistir ao filme “Kiriku e a
feiticeira.”
Depois de a exibição trocar comentários
sobre o filme e no final perguntar se Kiriku foi herói e quais atitudes
poderiam torna-lo herói da tribo? A mediação do professor aos pontos importantes trazidos pelos alunos torna o assunto mais
dinâmico e a discussão mais profunda. Depois pedir para que façam uma
descrição das atitudes de Kiriku no caderno.
3ª aula
Sala de informática: Fazer pesquisas,
em grupos, sobre os heróis negros em: histórias em quadrinhos, filmes e
novelas. Cada grupo fará um dos temas e farão cartazes, com fotos,
identificando os personagens com as seguintes perguntas: Como eles são
comparados aos brancos? São apresentados como honestos e inteligentes? São
famosos? Há críticas sobre estes personagens? Por que os heróis (quase) nunca
são negros?
4ª aula
Junto à professora de Artes, iniciar a
aula com uma roda de conversa sobre as máscaras africanas, apresentando imagens
de diferentes tipos, formas e estilos, descrevendo as representações de cada
uma.
Construir máscaras africanas com os
seguintes materiais:
Papelão, Tintas PVA, Cola, Rolos de
Papéis, Penas ou lã, lacre de lata de refrigerante e fitas diversas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjQrjP2orZRZiV1mdlZ3-f3L333xLbDXtbZ_Vz0_D5-NKAScxlKB6sTIWQ3RuNGV8HQUv3VBqh4JQnzgBRQjyoJW_u6e3KHvntL0NCYF1GHxVACYFF-i2PPIGCt7bJWGY7dWc9Epg-2zCb/s320/kiriku5.jpg)
Fazer uma exposição de todos os trabalhos, em que o grupo dos cartazes,
incluirá as máscaras produzidas pelos componentes e escolher a melhor redação
para ser apresentada e lida.
Criar um blog e apresentar todos os trabalhos dos alunos.
Avaliação
As avaliações serão feitas pelo processo de ensino-aprendizagem, em que
será analisado ao que o aluno construiu e apreendeu durante as aulas, sendo: as
discussões, a oralidade, a construção do cartaz, respostas das questões e a
produção final de todo o processo, permitirá avaliar se os objetivos foram
alcançados às propostas da aula.
Abraços
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