Olá! Estou em breve recesso das aulas. Logo teremos as provas com maior peso sobre as notas semestrais e estou relaxando e colocando tudo o que é possível em ordem, desde a casa quanto as postagens. Vou tentar postar um ou dois por dia e assim atualizar meu fofíssimo blog.
Um dos trabalhos de arte foi montar um plano de aula com matéria incluindo uma das linguagens da arte. Usei a música do Legião Urbana, Eduardo e Monica e minha professora amou! Então vou compartilhar:
Língua Portuguesa: Interpretação de textos; Avaliação e reescrita da música; Pesquisas
e relato sobre a música; Dramatização da música.
Série: 5º ano
Duração das atividades
07 aulas de 1h de
duração para cada etapa
v As atividades das aulas poderão ser
desenvolvidas com a colaboração dos professores de Artes e Informática.
Objetivo geral
Compreender os elementos textuais presentes na música, descobrindo
que há sentidos diferentes, sendo discussão social ou história, levando o aluno
a prática reflexiva e aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.
PARA O PROFESSOR: A música precisa ser
trabalhada com dinamismo e alegria, evidenciando que o passado e futuro estão interligados.
Essa sequência de
atividade tem como objetivo levar os alunos a entenderem a essência da educação
e como ela tem significado para viver em sociedade.
Objetivos
específicos
Analisar a letra da música, interpretando o que o artista quis dizer
sobre as diferenças, diferenças culturais e educacionais, retirando informações
oferecidas pela música.
·
Discutir a transformação social ocorrida pela convivência do casal.
·
Aplicar as
habilidades de leitura para compreender o texto.
·
Identificar e
selecionar informações, por meio de entrevista a casais, para a reescrita de
texto
·
Relacionar na produção musical à importância da educação.
· Compreender a
importância de se valorizar e respeitar o outro, identificando semelhanças e
diferenças entre os pares e que isto enriquece as relações interpessoais.
· Reconhecer a importância das relações familiares e os papéis exercidos
por cada membro familiar.
Estratégias:
Primeira aula: Debater as ideias centrais
de cada uma das estrofes da música.
Será feito a audição
e análise, da letra da música “Eduardo e Monica”, Legião Urbana identificando
em discussão:
·
Descrever a introdução, desenvolvimento e conclusão da música, identificando
o narrador.
- · Identificar, oralmente, qual é o significado das palavras: “’tô legal’, birita, boyzinho, de "camelo", no esquema, vice-versa” e encontrar palavras que substituam corretamente cada uma delas;
Lição de casa: Realizar uma
pesquisa com um casal:
·
Nomes, idade. Como se conheceram? O que faziam antes de se casarem? O
que cada um gostava antes e depois de se casarem? Qual o grau de escolaridade
antes e depois do casamento? Quantos filhos e o que conquistaram juntos?
Reescrever as estrofes da música, contando a história dos
entrevistados. Para a 3ª aula.
Segunda aula: Pesquisa
Os temas a serem explorados na música devem ser relacionados à educação
e como ela pode possibilitar conhecimentos.
Dividir as estrofes da música em partes, deixando cada parte sob a
responsabilidade de um grupo de alunos, sendo:
Grupo 1 – A mensagem
identificada nesta estrofe é a diferença.
Descrever a diferença apresentada entre os personagens. Responda:
Houve importância sobre a diferença entre Monica e Eduardo?
Explique.
Reescrevam a sua estrofe invertendo a história, em que as diferenças
do Eduardo são vistas por Mônica como ruim.
Para
ajudar na resposta: Assistir
ao vídeo: “Na minha escola todo mundo é igual”.
Disponível em: http://youtu.be/aSwdAWkLGmM
Grupo 2 – A mensagem identificada nesta estrofe é a diferença educacional.
Descrever a diferença educacional apresentada entre os personagens.
Para ajudar na resposta: pesquisar Bandeira, Bauhaus, Van Gogh, os Mutantes, Caetano e de Rimbaud.
Grupo 3 - A mensagem
identificada nesta estrofe é família.
Descrever a diferença ocorrida sobre a responsabilidade entre os
personagens e responder as questões abaixo:
Como é uma família?
A família na música é composta por quais
membros?
Como vocês acham que esta família vive?
Como deve ser a relação entre os membros
da família?
Para
ajudar na resposta: Assistir
ao vídeo: “A tirinha que emocionou o mundo - corrigida!”
Disponível em: http://youtu.be/8IridGTfTHY.
Terceira aula
Promover uma apresentação em que os
alunos possam descrever as modificações da letra da música pelos casais
entrevistados, a fim de que os alunos cheguem a conclusões de que casais têm
histórias de vida e percebam que todos somos sujeitos históricos, ou melhor, todos
fazem a História.
Avaliação
Nesta aula o
professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de
analisar e interpretar a música, para desenvolver a reprodução da música pelos
registros produzidos nas entrevistas.
Cada grupo deverá criar uma coreografia
representando sua estrofe, integrando os outros grupos, criando uma única
coreografia. (Apresentação na 7ª aula)
Quarta e quinta aula: Auxílio da professora de informática
Criar um blog da turma na Internet, postando os textos pesquisados,
fotos das apresentações, descrição dos debates e as redações. Este tipo de
ferramenta estimula a escrita, a reflexão, a aprender a discutir diversos
temas, incentiva o trabalho criativo em grupo, de forma cooperativa e
colaborativa. O aluno se torna mais ativo e reflexivo diante das informações.
Criar cartazes com os trabalhos elaborados nas aulas anteriores.
Sexta aula: Auxílio da professora de Artes
Trazer para a aula
os textos e promover a integração das coreografias sob a mediação da professora
de Artes.
Sétima aula: Apresentação dos cartazes e a coreografia
Fazer uma mostra,
apresentando os trabalhos dos grupos e apresentar a coreografia para a escola.
Avaliação
A avaliação será a análise do envolvimento dos alunos e seus progressos
ao longo das atividades, em relação à dedicação, à produção do material, da
absorção dos conteúdos, através das práticas.
Observar como se dá o processo das
possíveis diferenças e os preconceitos que surgem a partir destas atividades,
incentivando o respeito mútuo, para o processo de construção de um senso
crítico dos alunos. Com as colocações da mostra percebe-se o quanto o aluno se
envolveu e compreendeu o conteúdo.
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/47605/plano-de-aula-de-arte-musica-eduardo-e-monica
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário