O lixo e o reciclar
Tudo
o que não nos tem serventia passa a ser lixo, devendo desaparecer, de
preferência, bem longe de nós e por isso “na natureza, a reciclagem é uma regra
que sustenta a vida. Quebrando essa regra, rompemos a alternância entre a vida
e a morte, própria dos sistemas vivos” (MENDONÇA et al., 2004) e para minimizar
o impacto ambiental, “reavivar” o lixo com os métodos de reutilizar e reciclar.
Reciclar,
conforme Garcez e Garcez (2010), diminui a quantidade de dejetos, minimiza a
extração de recursos naturais e causa menos poluição ao ar, a água e ao solo.
Reciclagem,
as autoras (2010) continuam, é o reaproveitamento de uma matéria prima que se
torna um novo produto e vários materiais podem passar por este processo, sendo
os mais comuns o papel, o vidro, o metal e o plástico.
O conceito
estrito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado
original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as suas
características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização
(GARCEZ E GARCEZ, 2010).
Um
dos maiores causadores em prejudicar o meio ambiente, descreve Mendonça et al.
(2004), é a quantidade de lixo que a sociedade em seu hábitos de consumo e as
indústrias produzem.
3.3 O que vem a ser os três “Rs”?
Na
verdade os três erres são somados a mais dois erres, resultando em cinco erres.
Os autores Mendonça et al. (2004) explicam que é através da Reflexão que descobrimos o
que nos é necessários e ter a iniciativa em Recusar
o que nos é desnecessário significa ter coragem, para só então, ponderarmos na Redução dos produtos
necessários, ter iniciativa, se possível, em Reciclar
e decidir Reutilizar
embalagens “renovando seus usos tanto quanto possível, aumentando sua vida útil
e retardando o descarte”. Simplificando
os cinco “Rs”: Refletir; Recusar;
Reduzir; Reciclar e Reutilizar.
Devido
a isto, explicar para as crianças o motivo que nos leva reciclar e reutilizar é
importante, cuja compreensão de que a reciclagem ajuda a evitar à destruição do
nosso meio ambiente, incentivando-as a fazê-lo.
O
projeto “Não queremos meio ambiente e sim ambiente inteiro” identifica como as
ações humanas prejudicam o ambiente e incentiva como conhecer ações
alternativas que cause menos danos ao planeta. E assim, com essa abordagem as
crianças possam promover a divulgação do conhecimento adquirido na aula entre a
comunidade que frequenta (pais, amigos, parentes, vizinhos).
A escolha do nosso projeto é motivar a conscientização ao
cuidado ambiental, cujo pré-requisito fundamental é a educação. Consta no Cap.
VI, Art. 225, em nossa Constituição de 1988, que: “Todos têm direito ao meio ambiente
ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia
qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de
defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (BRASIL, 1988), sendo
que este direito assegurado pelo Poder Público e
ainda, obrigatória para todos os níveis de ensino do país.
3.4 Como explicar a reciclagem às crianças
O
primeiro passo foi demonstrar como selecionar o lixo (papel, vidro, plástico e
lata) e onde depositá-los, diferenciando a indicação das cores da coleta
seletiva:
1-
Lixeira azul: papel e papelão.
2-
Lixeira verde: vidros.
3-
Lixeira vermelha: embalagens de plástico.
4-
Lixeira amarela: metal e aço.
Quanto
às outras lixeiras marrons e complementares, fizemos apenas uma breve
explicação, devido ao tempo que tínhamos para a aplicação do projeto, então
focamos ao que elas mais usam e percebem no seu dia a dia.
Paralelamente
introduzimos formas de evitar o desperdício de água enquanto cuida da sua
higiene bucal, com atividades de pintura em sacolas de tecidos onde seria
depositado o seu kit de higiene bucal.
Ao longo
dos semestres, escolhemos brincadeiras para memorizar as cores da coleta
seletiva correspondentes aos materiais, música e história que descreviam a
importância para os animais quando o ser humano cuida do ambiente, para que
pudessem assimilar ainda mais a aprendizagem. Lima (2009) aponta da seguinte
forma: “Memória e imaginação são continuamente utilizadas na vida cotidiana
[...] a imaginação cria condições de aprendizagens, enquanto a memória
possibilita a aprendizagem”.
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