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segunda-feira, 16 de março de 2015

A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL



A educação para a humanidade transmite uma cultura que acontece de forma intencional, veiculando outras informações, valores e atitudes, para que possa construir sua percepção à realidade existente, dando significados a sociedade.

 Porém a educação não é a única forma de transmissão de cultura, mas ela tem objetivos a serem propostos, tanto para as sobrevivências, como para a adaptação a um meio, e ou a construção de conhecimentos, entre tantos outros.

 Ainda não são satisfatórias os conceitos referentes a educação não formal pois não se explica devidamente este fenômeno educativo, devido à grande diversidade de experiências realizadas.

 Com as experiências adquiridas ao longo dos semestres podemos, modestamente, contribuir com algumas colocações: a educação não formal é diferente ao que se dá em ambiente educativo da escola formal, pois ela se orienta pela realidade do local, utilizando métodos variados de comunicação para atingir os seus objetivos educacionais, pois a linguagem e a ação educativa são realizadas de forma a levar em conta a cultura do aluno, iniciando a sua relação pedagógica, que poderá ter êxito ou não.
 
A educação não formal não é estática, é uma atividade aberta que ainda tem sua identidade em construção. É composta de uma grande diversidade e esse aspecto é muito interessante para o campo educacional, permitindo, além de contribuições de diversas áreas, a composição de diferentes bagagens culturais (GARCIA, 2008. p.14).

 Percebemos que a ação do pedagogo e outros profissionais capacitados são de suma importância para apoiar o trabalho da educação não formal, sendo referenciais no ato de aprendizagem, estabelecendo processo educativo de qualidade.
 
Enfim, a metodologia do trabalho é conceituar as modalidades educativas existentes, especialmente à educação não formal, e uma reflexão mais atual e contribuindo a novos olhares para a realidade em que muitas crianças enfrentam para serem inseridas na sociedade.
 
As fontes pesquisadas estão divididas entre a fundamentação teórica das modalidades informal, formal e não formal, salientando a importância das modalidades existentes de educação.

 Usamos como alicerce a Ementa das Práticas Educacionais e Ações Sociais (PEAC) do Centro Universitário Ítalo Brasileiro:
 
Nesta disciplina o educando refletirá sobre compromisso com a construção da cidadania sob a premissa de uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde e da Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, além de temas locais. Esses temas são amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os Temas Transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas, na vida cotidiana. É importante ressaltar que o desafio que se apresenta para as escolas é o de abrir-se para este debate e para tal discutiremos os Parâmetros Curriculares Nacionais- Temas Transversais sob a ótica de amplitude do trabalho com problemáticas sociais na escola e apresentaremos a proposta em sua globalidade, isto é, a explicitação da transversalidade entre temas e áreas curriculares assim como em todo o convívio escolar.

Ancorando ainda na Ementa, apresentaremos neste trabalho, objetivos que alcançamos ao final desta disciplina:

Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País; conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente; desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania; conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;

 A estrutura do nosso projeto é a conscientização ambiental e memorização, permitindo que as crianças saibam identificar as cores para a coleta seletiva e que o cuidado ambiental, também, deve partir de cada uma delas, formando atitudes e valores voltados para as virtudes cidadãs: o respeito, a responsabilidade, a tolerância e a solidariedade.

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