A
educação para a humanidade transmite uma cultura que acontece de forma
intencional, veiculando outras informações, valores e atitudes, para que possa construir
sua percepção à realidade existente, dando significados a sociedade.
Porém
a educação não é a única forma de transmissão de cultura, mas ela tem objetivos
a serem propostos, tanto para as sobrevivências, como para a adaptação a um
meio, e ou a construção de conhecimentos, entre tantos outros.
Ainda
não são satisfatórias os conceitos referentes a educação não formal pois não se
explica devidamente este fenômeno educativo, devido à grande diversidade de
experiências realizadas.
Com
as experiências adquiridas ao longo dos semestres podemos, modestamente, contribuir
com algumas colocações: a educação não formal é diferente ao que se dá em
ambiente educativo da escola formal, pois ela se orienta pela realidade do
local, utilizando métodos variados de comunicação para atingir os seus
objetivos educacionais, pois a linguagem e a ação educativa são realizadas de
forma a levar em conta a cultura do aluno, iniciando a sua relação pedagógica,
que poderá ter êxito ou não.
A educação não
formal não é estática, é uma atividade aberta que ainda tem sua identidade em
construção. É composta de uma grande diversidade e esse aspecto é muito
interessante para o campo educacional, permitindo, além de contribuições de
diversas áreas, a composição de diferentes bagagens culturais (GARCIA, 2008.
p.14).
Percebemos
que a ação do pedagogo e outros profissionais capacitados são de suma
importância para apoiar o trabalho da educação não formal, sendo referenciais
no ato de aprendizagem, estabelecendo processo educativo de qualidade.
Enfim,
a metodologia do trabalho é conceituar as modalidades educativas existentes,
especialmente à educação não formal, e uma reflexão mais atual e contribuindo a
novos olhares para a realidade em que muitas crianças enfrentam para serem
inseridas na sociedade.
As
fontes pesquisadas estão divididas entre a fundamentação teórica das
modalidades informal, formal e não formal, salientando a importância das
modalidades existentes de educação.
Usamos
como alicerce a Ementa das Práticas Educacionais e Ações Sociais (PEAC) do
Centro Universitário Ítalo Brasileiro:
Nesta
disciplina o educando refletirá sobre compromisso com a construção da cidadania
sob a premissa de uma prática educacional voltada para a compreensão da
realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal,
coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas
Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente,
da Saúde e da Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, além de temas locais. Esses
temas são amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira
de hoje, os Temas Transversais correspondem a questões importantes, urgentes e
presentes sob várias formas, na vida cotidiana. É importante ressaltar que o
desafio que se apresenta para as escolas é o de abrir-se para este debate e
para tal discutiremos os Parâmetros Curriculares Nacionais- Temas Transversais
sob a ótica de amplitude do trabalho com problemáticas sociais na escola e
apresentaremos a proposta em sua globalidade, isto é, a explicitação da
transversalidade entre temas e áreas curriculares assim como em todo o convívio
escolar.
Ancorando
ainda na Ementa, apresentaremos neste trabalho, objetivos que alcançamos ao
final desta disciplina:
|
Compreender a
cidadania como participação social e política, assim como exercício de
direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia,
atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o
outro e exigindo para si o mesmo respeito; posicionar-se de maneira crítica,
responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o
diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; conhecer
características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e
culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade
nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País; conhecer e
valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como
aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra
qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de
crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; perceber-se
integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus
elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria
do meio ambiente; desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o
sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva,
ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com
perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania; conhecer e
cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos
aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em
relação à sua saúde e à saúde coletiva;
|
A
estrutura do nosso projeto é a conscientização ambiental e memorização,
permitindo que as crianças saibam identificar as cores para a coleta seletiva e
que o cuidado ambiental, também, deve partir de cada uma delas, formando
atitudes e valores voltados para as virtudes cidadãs: o respeito, a
responsabilidade, a tolerância e a solidariedade.
0 comentários:
Postar um comentário