sábado, 11 de maio de 2013

Aula sobre o desenho Kiriku


PLANO DE AULA

Ao incentivar os alunos a conhecerem a cultura africana, retirando o imaginário negativo de tudo que se refere ao povo africano e seus descendentes, irá ajuda-los a perceber a cultura negra inserida em nossa sociedade. Para isso o diálogo e debates são imprescindíveis para a busca da identidade cultural brasileira, criando a valorização entre negros e brancos, eliminando o racismo e desigualdade racial entre as crianças.


Série: 4º e 5º ano
Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa; História da África; Arte; Informática.
Tempo previsto: 04 aulas + Mostra cultural

Objetivo geral
Reconhecer e valorizar as práticas culturais africanas possibilitando conhecerem valores  culturais africanas, de modo positivo, oferecendo acesso a uma cultura diferente, questionando o tratamento dado ao negro em nossa sociedade e no âmbito escolar.
      
Objetivos específicos

·         Analisar criticamente a publicidade televisiva dirigida ao público negro e seus descendentes.
·         Criar texto opinativo sobre o filme e ampliação da competência em sustentar argumentos.
·         Desmistificar a existência de que todo herói é branco.
·          Reconhecer traços culturais africanos característicos do povo brasileiro;
·          Perceber no filme atitudes de respeito e cuidado com o outro;

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula

Começar a aula com o texto “Consciência Negra: o que é isso afinal?”, Ciência Hoje Crianças, disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/consciencia-negra-o-que-e-isso-afinal/ (Anexo).

Discutir o que o texto quis dizer e dialogar sobre como é a vida dos negros nos dias atuais.
Apresentar o vídeo “Vista minha pele” disponível em: http://youtu.be/LWBodKwuHCM
Pedir para que façam uma redação opinativa sobre o que foi discutido em sala de aula.

2ª Aula


Assistir ao filme “Kiriku e a feiticeira.”
Depois de a exibição trocar comentários sobre o filme e no final perguntar se Kiriku foi herói e quais atitudes poderiam torna-lo herói da tribo? A mediação do professor aos pontos importantes trazidos pelos alunos torna o assunto mais dinâmico e a discussão mais profunda. Depois pedir para que façam uma descrição das atitudes de Kiriku no caderno.

3ª aula
Sala de informática: Fazer pesquisas, em grupos, sobre os heróis negros em: histórias em quadrinhos, filmes e novelas. Cada grupo fará um dos temas e farão cartazes, com fotos, identificando os personagens com as seguintes perguntas: Como eles são comparados aos brancos? São apresentados como honestos e inteligentes? São famosos? Há críticas sobre estes personagens? Por que os heróis (quase) nunca são negros?
      
  4ª aula
Junto à professora de Artes, iniciar a aula com uma roda de conversa sobre as máscaras africanas, apresentando imagens de diferentes tipos, formas e estilos, descrevendo as representações de cada uma.




Construir máscaras africanas com os seguintes materiais:
Papelão, Tintas PVA, Cola, Rolos de Papéis, Penas ou lã, lacre de lata de refrigerante e fitas diversas.





 Mostra Cultural

Fazer uma exposição de todos os trabalhos, em que o grupo dos cartazes, incluirá as máscaras produzidas pelos componentes e escolher a melhor redação para ser apresentada e lida.
Criar um blog e apresentar todos os trabalhos dos alunos.

Avaliação

As avaliações serão feitas pelo processo de ensino-aprendizagem, em que será analisado ao que o aluno construiu e apreendeu durante as aulas, sendo: as discussões, a oralidade, a construção do cartaz, respostas das questões e a produção final de todo o processo, permitirá avaliar se os objetivos foram alcançados às propostas da aula.

                                                                              Abraços


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