Home A Artesã Minhas Artes Contato

quarta-feira, 10 de julho de 2013

O ciclo de vida das cigarras

   Olá! Eu estou fazendo a limpeza no meu computador, eliminando todas as coisas que não preciso mais e encontrei uma apresentação que fiz para as crianças do 2º ano no Colégio Santa Maria, enquanto estagiária.
   Eles tem um bosque enorme e fomos passear com as crianças para sentir a natureza e lá estava uma pele de cigarra grudada na árvore. As crianças enlouqueceram e aproveitei pra explicar o pouco que sabia sobre as cigarras.
   Chegando em casa fiz uma pesquisa, descobrindo que passei informações incorretas para as crianças e montei uma apresentação rapidinha para me retratar e aproveitando para me destacar no estágio (rsrsrsrs). Temos que aproveitar as oportunidades, né!

   Vamos lá:

             A cigarra é um inseto de fases incompletas. Ovo→ Ninfa→ Inseto adulto

                      ·         Fêmeas põem seus ovos e morrem logo depois. Os ovos eclodem.

                          ·         Os insetos jovens (ou “ninfas”) caem no chão e entram na terra.

         ·         As ninfas vivem na terra por 1 a 17 anos (depende da espécie) se alimentando da seiva de raízes. As larvas saem do chão todas ao mesmo tempo.

 

Depois desse período, elas cavam túneis, sobem nas árvores e sofre uma metamorfose, mudam (trocam de pele), e viram adultas. As peles permanecem abandonadas, continuam agarradas à casca das árvores.


·         O acasalamento ocorre geralmente durante os meses quentes do ano, o que varia de acordo com a região geográfica.
As cigarras masculinas começam a cantar com um ruído zumbindo agudo, alto para atrair fêmeas. As fêmeas também fazem um pequeno som, mas bem baixo. As cigarras masculinas cantam vibrando as membranas no lado de baixo do primeiro segmento abdominal. As cigarras masculinas são também capazes de fazer um grito alto quando perturbadas. Acredita-se que tal gritar pode ser eficaz em determinados predadores.
                                                                CURIOSIDADES
  • A cantoria é dos machos, que serve para atrair a fêmea. Além disso, ele também canta quando é atacado ou capturado por inimigos naturais.


  • São notoriamente péssimas voadoras e com frequência chocam-se com objetos, isso quando conseguem sair do chão. As cigarras têm quatro asas, e, quando não estão voando, essas asas ficam dobradas, rentes ao seu corpo.


  • As cigarras têm três pares de pernas, todas com o mesmo comprimento. Tem olhos largos e situados em cada lado de sua cabeça dão-lhes uma ampla visão periférica. Os três pequenos olhos no topo da cabeça (chamados ocelo) permitem ver os predadores por cima. 
   Apresentei em Power Point e fui explicando nessa ordem. Me realizei! 

                                                                            Abraços

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho de pesquisa. Fiquei absmado em saber que uma Cigarra pode chegar a 17 anos.
Com sua licença, vou divulgar no Facebook para que as pessoas saibam mais sobre o inseto.

Unknown disse...

Amei essas pesquisa! Parabéns! Vou utilizar com meus alunos.

Elaine disse...

ameiii esse material. excelente pesuisa e conhecimento para as crianças e para nós também!obrigada! pena a primeira imagem não estar legivel para leitura. Mas sa para compreender.Obrogadaa!

Elaine disse...

Postaria muito desse material. Não está disponivel para utilização.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...