Home A Artesã Minhas Artes Contato

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Plano de aula "Eduardo e Monica"


   Olá! Estou em breve recesso das aulas. Logo teremos as provas com maior peso sobre as notas semestrais e estou relaxando e colocando tudo o que é possível em ordem, desde a casa quanto as postagens. Vou tentar postar um ou dois por dia e assim atualizar meu fofíssimo blog. 
   Um dos trabalhos de arte foi montar um plano de aula com matéria incluindo uma das linguagens da arte. Usei a música do Legião Urbana, Eduardo e Monica e minha professora amou! Então vou compartilhar:


Língua Portuguesa: Interpretação de textos; Avaliação e reescrita da música; Pesquisas e relato sobre a música; Dramatização da música.


Série: 5º ano

Duração das atividades
07 aulas de 1h de duração para cada etapa

v  As atividades das aulas poderão ser desenvolvidas com a colaboração dos professores de Artes e Informática.
 
Objetivo geral
 Compreender os elementos textuais presentes na música, descobrindo que há sentidos diferentes, sendo discussão social ou história, levando o aluno a prática reflexiva e aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.

PARA O PROFESSOR: A música precisa ser trabalhada com dinamismo e alegria, evidenciando que o passado e futuro estão interligados.
     Essa sequência de atividade tem como objetivo levar os alunos a entenderem a essência da educação e como ela tem significado para viver em sociedade.

Objetivos específicos


         Analisar a letra da música, interpretando o que o artista quis dizer sobre as diferenças, diferenças culturais e educacionais, retirando informações oferecidas pela música.
·         Discutir a transformação social ocorrida pela convivência do casal.
·         Aplicar as habilidades de leitura para compreender o texto.
·         Identificar e selecionar informações, por meio de entrevista a casais, para a reescrita de texto
·         Relacionar na produção musical à importância da educação.


·  Compreender a importância de se valorizar e respeitar o outro, identificando semelhanças e diferenças entre os pares e que isto enriquece as relações interpessoais.
·          Reconhecer a importância das relações familiares e os papéis exercidos por cada membro familiar.
                                                            Estratégias:
Primeira aula: Debater as ideias centrais de cada uma das estrofes da música.

Será feito a audição e análise, da letra da música “Eduardo e Monica”, Legião Urbana identificando em discussão:

·         Descrever a introdução, desenvolvimento e conclusão da música, identificando o narrador.
  • ·    Identificar, oralmente, qual é o significado das palavras: “’tô legal’, birita, boyzinho, de "camelo", no esquema, vice-versa” e encontrar palavras que substituam corretamente cada uma delas;

Lição de casa: Realizar uma pesquisa com um casal:

·         Nomes, idade. Como se conheceram? O que faziam antes de se casarem? O que cada um gostava antes e depois de se casarem? Qual o grau de escolaridade antes e depois do casamento? Quantos filhos e o que conquistaram juntos?

Reescrever as estrofes da música, contando a história dos entrevistados. Para a 3ª aula.


Segunda aula: Pesquisa

Os temas a serem explorados na música devem ser relacionados à educação e como ela pode possibilitar conhecimentos.

Dividir as estrofes da música em partes, deixando cada parte sob a responsabilidade de um grupo de alunos, sendo: 




Grupo 1 A mensagem identificada nesta estrofe é a diferença.

Descrever a diferença apresentada entre os personagens. Responda:

Houve importância sobre a diferença entre Monica e Eduardo? Explique.
Reescrevam a sua estrofe invertendo a história, em que as diferenças do Eduardo são vistas por Mônica como ruim.

Para ajudar na resposta: Assistir ao vídeo:Na minha escola todo mundo é igual”. Disponível em: http://youtu.be/aSwdAWkLGmM




Grupo 2 A mensagem identificada nesta estrofe é a diferença educacional.

Descrever a diferença educacional apresentada entre os personagens.

Para ajudar na resposta: pesquisar Bandeira, Bauhaus, Van Gogh, os Mutantes, Caetano e de Rimbaud.

Grupo 3 - A mensagem identificada nesta estrofe é família.

Descrever a diferença ocorrida sobre a responsabilidade entre os personagens e responder as questões abaixo:


Como é uma família?
A família na música é composta por quais membros?
Como vocês acham que esta família vive?
Como deve ser a relação entre os membros da família?  

Para ajudar na resposta: Assistir ao vídeo: “A tirinha que emocionou o mundo - corrigida!” Disponível em: http://youtu.be/8IridGTfTHY.

                                                     
Terceira aula
Promover uma apresentação em que os alunos possam descrever as modificações da letra da música pelos casais entrevistados, a fim de que os alunos cheguem a conclusões de que casais têm histórias de vida e percebam que todos somos sujeitos históricos, ou melhor, todos fazem a História.

                            


Avaliação
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar e interpretar a música, para desenvolver a reprodução da música pelos registros produzidos nas entrevistas.
Cada grupo deverá criar uma coreografia representando sua estrofe, integrando os outros grupos, criando uma única coreografia. (Apresentação na 7ª aula)

Quarta e quinta aula: Auxílio da professora de informática
Criar um blog da turma na Internet, postando os textos pesquisados, fotos das apresentações, descrição dos debates e as redações. Este tipo de ferramenta estimula a escrita, a reflexão, a aprender a discutir diversos temas, incentiva o trabalho criativo em grupo, de forma cooperativa e colaborativa. O aluno se torna mais ativo e reflexivo diante das informações.
Instruções para montar um blog: (http://comomontarseublog.blogspot.com/). Acesso 16/04/2013



Criar cartazes com os trabalhos elaborados nas aulas anteriores.

Sexta aula: Auxílio da professora de Artes
Trazer para a aula os textos e promover a integração das coreografias sob a mediação da professora de Artes.

Sétima aula: Apresentação dos cartazes e a coreografia
Fazer uma mostra, apresentando os trabalhos dos grupos e apresentar a coreografia para a escola.

                                                                       Avaliação
 A avaliação será a análise do envolvimento dos alunos e seus progressos ao longo das atividades, em relação à dedicação, à produção do material, da absorção dos conteúdos, através das práticas. 

Observar como se dá o processo das possíveis diferenças e os preconceitos que surgem a partir destas atividades, incentivando o respeito mútuo, para o processo de construção de um senso crítico dos alunos. Com as colocações da mostra percebe-se o quanto o aluno se envolveu e compreendeu o conteúdo. 

E como não há possibilidades de cópia por este blog (ainda não descobri como desbloquear) deixo um link para que possam acessar:
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/47605/plano-de-aula-de-arte-musica-eduardo-e-monica

                                                                  Abraços

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...