quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Plano de aula - Sistema digestório

   Olá! Estou cumprindo estágio na Educação Infantil e minha vida está um caos. Trabalhos, apresentação, TCC e cansaço. Por isso, não encontro tempo para artesanato e postar. Me desculpem!
     Hoje vou postar o plano de aula do sistema digestório.

PLANO DE AULA
 Nível:             4º ano do Ensino Fundamental
Carga horária:          4 horas/aula + exercícios de fixação para casa
OBJETIVOS GERAIS:
Localizar e nomear as principais partes da boca;
Reconhecer a boca como a primeira etapa do processo digestório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as partes da boca: dentes, língua, lábios, mucosas e úvula.
Conhecer as principais glândulas salivares.
Conhecer a função da saliva para o processo de digestão.
Perceber o movimento lingual no auxílio à deglutição.
RECURSOS
Figura da boca, incluindo glândulas salivares. 
Figura da língua e suas principais partes e funções.  
Copos de vidro com água e algumas pastilhas efervescentes.
Texto do livro: "O Sistema Digestório"
DESENVOLVIMENTO
1) Iniciar a aula incentivando os alunos a responderem a pergunta:  Para que serve a boca na alimentação? Escrever na lousa as respostas.
2) Convidá-los a começarem, juntos, a viagem dos alimentos pelo corpo humano, que começa pela boca, degustando um biscoito e observando o processo, cuidadosamente, da mastigação à passagem pelo esôfago.
3) Formar grupos de 4 alunos e solicitar que escrevam quais as partes que identificam sobre a boca e para que servem.
4) Pedir que relatem o que escreveram e provocar um bate papo sobre a boca e suas funções.
5) Trabalhar com a figura da Boca, identificando as partes visíveis e a seguir as glândulas salivares.
6) Contar que as glândulas produzem saliva.  Pedir para que sintam sua própria salivação, descrevendo as sensações.
7) Formar grupos para fazer a experiência das pastilhas efervescente, que consiste em:
·         No primeiro copo com água, colocar uma pastilha efervescente inteira.
·         No segundo copo com água, colocar uma pastilha efervescente picada.  Pedir que observassem atentamente o ocorrido.  Checar o entendimento.
Obs. Espera-se que concluam: a pastilha efervescente do segundo copo derreteu mais rápido que o primeiro, porque estava em pedaços pequenos, assim como os alimentos devem ser bem mastigados, para uma digestão mais eficaz.
8) Fazer analogia com o trabalho dos dentes na mastigação e como contribui para a digestão.
9) Trabalhar com a figura Língua para expor sobre o auxílio deste órgão na deglutição e identificação dos alimentos.
OBJETIVOS CONCEITUAIS
Identificação da cavidade bucal e suas partes, como primeira etapa do processo de digestão.
Ler e interpretar imagens da boca.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS
Incentivar trabalhar em grupos.
Expor o pensamento oralmente.
Compor texto com tema dirigido.
Explorar textos a partir do conhecimento.
Incentivar a curiosidade pelo corpo humano.
OBJETIVOS ATITUDINAIS
Disciplinar sobre a importância da mastigação correta e da higienização dos dentes.
Compreender que os trabalhos em grupo requer pesquisa, cooperação, organização e respeito pela opinião dos demais.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1) Ler o texto adaptado:  "O Sistema Digestório:  Boca"

2) Identificar as partes da boca na figura

3) De acordo com o que estudou, marcar V para afirmações verdadeiras e F para afirmações falsas:

            (  ) A digestão começa na boca.
            (  ) A saliva endurece os alimentos.
            (  ) A língua ajuda a deglutição do bolo alimentar.
            (  ) A saliva é um líquido fabricado pelas glândulas salivares.
            (  ) Os dentes esmigalham os alimentos.
            (  ) Deixar de mastigar completamente os alimentos não dificulta a digestão.
            (  ) A mastigação é mecânica.

4) Explique qual a função de cada dente. 

5) Em sua opinião, qual a relação dos dentes para uma boa digestão?


Para Casa:

1) Ler o texto "Por que sentimos água na boca?"

2) Escreva um texto discorrendo sobre a importância da saliva na hora de comer.  Você pode colocar exemplos de suas experiências ou de outras pessoas.
3) Fazer um cartaz, colocando imagens, da parte da boca que mais gostou e escrever duas ou mais curiosidades sobre o tema
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada:
1) De forma processual, por meio de checagens de compreensão a cada etapa da aula.
2) Pela observação  do grau de dificuldade para realizar os exercícios de fixação.
3) Pela correção do texto produzido em termos de entendimento do tema proposto.
4) Analisar os cartazes e a construção da ideia sobre as curiosidades, referente a parte da boca escolhida



 Referências Bibliográficas:

ARAUJO, S.O.A. A língua e a deglutição. Fortaleza: CEFAC. 2001.

Coleção Anglo Ensino Fundamental: 8º Ano. São Paulo: Anglo. 2012.

Coleção Anglo Ensino Fundamental: 5º Ano. São Paulo: Anglo. 2012

HERCULANO-SOUZEL, S. Por que sentimos água na boca?. Ciência Hoje das Crianças. n º 152. 2004. Disponível em  http://www.cienciamao.usp.br. Acessado em 02/09/2012.

                                                                   Um abraço!
  

1 comentários:

Unknown disse...

Que fofo são estas atividades, sou grata pela contribuição que tem dado aos meus planos de aulas

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...