Home A Artesã Minhas Artes Contato

sábado, 2 de abril de 2011

Escritores da Liberdade

Olá! Nossa um mês depois! Continuo no mundo mágico da Pedagogia! Cada dia uma nova descoberta e vários, mas vários trabalhos, cujo temas, são abrangentes e dasafiadores. Hoje quero compartilhar sobre a análise do filme "Escritores da Liberdade", se você viu, vai entender o que vou escrever, se não assistiu ao filme, não imagina o que está perdendo. Lembrando: sou cinéfila por natureza!

   O filme fala sobre uma professora que assumiu um grupo de alunos desacreditados pelo sistema escolar, onde a qual, empenha-se em motivá-los na superação das diferenças sociais e raciais na sociedade em que vivem, com a busca do conhecimento através da leitura, cujo resultado foi a liberdade de expressarem em um diário, seus medos, desejos e inseguranças.
   A dedicação de uma professora em seu ensino, não só pelo que é oferecido por um currículo, mas que procura outros meios de incentivos, pode modificar a realidade de vida em um grupo.
   Ela foi persistente, venceu obstáculos, oriundos pela própria direção escolar e a falta de apoio dos outros professores, ignorando-a como educadora, pois eles não acreditavam que aqueles alunos poderiam desenvolver-se intelectualmente, porque eram negros, coreanos, latinos, sobreviventes de uma sociedade decadente, formado por gangues que lutavam entre sí.
   Erin Gruwel, ensinou-os a ter prazer no ensino e os conscientizou-os através da leitura que todos têm capacidades, basta escolher. Então os levou ao Museu da Tolerância e sentiram pela primeira vez, as consequências que uma gangue bem organizada pode fazer: Milhões de vidas perdidas por causa de um ideal, de um único indivíduo, que convenceu uma nação, que seus problemas foram causados pelos judeus.
   Em outra aula, ela dispôs sobre a mesa uma bolsa com quatro livros e taças com espumante, e disse: " Ates que peguem os livros, ergam uma taça e faça um brinde a mudança! Isto significa, apartir deste momento, todas as vozes que diziam: vocês não são capazes, serão silenciadas! Todos os motivos que diziam: as coisas não vão mudar, desaparecerão! As pessoas que vocês eram, antes deste momento, não existe mais! A vez desta pessoa, acabou. Agora é a sua vez!!! 

                                             Estes são os verdadeiros Escritores da Liberdade
   Erin mudou seu método de ensino mecânico e passou a estimulá-los a adquirir o conhecimento através da leitura, investigação, reflexão, diálogo, mas principalmente com a escrita, onde passou a conhecê-los pelos seus memoriais, cujo diários, deu-lhes a liberdade de contar suas histórias e anseios.
   Eu, ainda, não tenho experiência em sala de aula, porque estou no primeiro semestre em Pedagogia, mas foi maravilhoso identificar neste filme, sob este olhar pedagógico, o que estou aprendendo no curso: a escola tradicional, com régias regras, acreditava que alunos problemáticos não poderiam desenvolver-se através do ensino. Mas a nova escola acredita que com a psicologia e entendimento com a necessidade dos alunos, verá transformação intelectual e moral, promovendo oportunidades de convívio social e direitos exercidos como cidadãos.
   Estas transformações ocorrem porque aprendemos a ver o certo e o errado, assim quando reconhecemos o amor de Deus, cremos no seu Filho Jesus como nosso único Salvador e nos reconhecermos pecadores e carentes de sua graça. A bíblia nos diz: " Arrependei-vos e convertei-vos, para serem cancelados os vossos pecados." e mesmo sendo quem sou, eu posso fazer diferença, no nome de Jesus.
                                         Um forte abraço

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...