Home A Artesã Minhas Artes Contato

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Explicando o Capitalismo para crianças

      Estou fazendo pesquisa para um trabalho de Sociologia e encontrei coisas hilárias para explicar o capitalismo para as crianças. Entre uma delas encontrei uma bem irônica, mas divertida. Não sei se as crianças entenderiam, mas aí vai:
               
                                                         Capitalismo ... Explicado!
                                             Por Miguel Oliveira, vulgo, migueldefender
CAPITALISMO IDEALVocê tem duas vacas.
Vende uma e compra um boi.
Eles multiplicam-se , e a economia cresce.
Você vende a manada e aposenta-se. Fica rico!

CAPITALISMO AMERICANOVocê tem duas vacas.
Vende uma e força a outra a produzir o leite de quatro vacas.
Fica surpreso quando ela morre.

CAPITALISMO JAPONÊSVocê tem duas vacas.
Redesenha-as para que tenham um décimo do tamanho de uma vaca
normal e produzam 20 vezes mais leite.
Depois cria desenhinhos de vacas chamados Vaquimon e vende-os
para o mundo inteiro.

CAPITALISMO BRITÂNICOVocê tem duas vacas.
As duas são loucas.

CAPITALISMO HOLANDÊSVocê tem duas vacas.
Elas vivem juntas, em união de facto, não gostam de bois e tudo
bem.

CAPITALISMO ALEMÃOVocê tem duas vacas.
Elas produzem leite regularmente, segundo padrões de quantidade
e horário previamente estabelecido, de forma precisa e lucrativa.
Mas o que você queria mesmo era criar porcos.

CAPITALISMO RUSSOVocê tem duas vacas.
Conta-as e vê que tem cinco.
Conta de novo e vê que tem 42.
Conta de novo e vê que tem 12 vacas.
Você pára de contar e abre outra garrafa de vodka.

CAPITALISMO SUÍÇOVocê tem 500 vacas, mas nenhuma é sua.
Você cobra para guardar a vaca dos outros.

CAPITALISMO ESPANHOLVocê tem muito orgulho de ter duas vacas.

CAPITALISMO BRASILEIROVocê tem duas vacas.
E reclama porque o rebanho não cresce...

CAPITALISMO HINDUVocê tem duas vacas.
Ai de quem tocar nelas.

CAPITALISMO PORTUGUÊSVocê tem duas vacas.
Uma delas é roubada.
O governo cria O IVVA- Imposto de Valor Vacuum Acrescentado.
Um fiscal vem e multa-o, porque embora você tenha pago
correctamente o IVVA, o valor era pelo número de vacas presumidas e não pelo de
vacas reais.
O Ministério das Finanças, por meio de dados também presumidos
do seu consumo de leite, queijo, sapatos de couro, botões, presume
que você tenha 200 vacas. Para se livrar do sarilho, você dá a vaca que
resta ao inspector das finanças para que ele feche os olhos e dê um
jeitinho...


      Esta é uma Charge do argentino Quino, autor da série Mafalda, postado pelo professor Luciano











      Achei criativos e divertidos. Um abraço e até breve

quinta-feira, 21 de abril de 2011

REATECH 2011 - EU FUI

      Olá! Estava com saudades de postar. Estou me sentindo uma lagarta dentro de um casulo, pois vivi uma vida e estou passando por transformações que já faz o meu olhar para a sociedade em que vivemos modificar. Incrível como estudar escancara janelas e portas de um mundo que você imaginava saber, mas conclui que não sabe nada, após vivenciar este mundo! Não que seja diferente, mas com limitações. E não há limitações, os deficientes podem fazer de tudo, sem limitações, tudo o que precisam é de adaptações. E esta feira foi para divulgar e conscientizar materiais tecnológicos e cursos inclusivos. Foi muito bom!

    
Carros adaptados para deficiência física, este me chamou atenção em especial devido a praticidade e não há bancos, somente o espaço para a cadeira de rodas, que é travado ao entrar. Muito legal e criativo. A foto ao lado, é meu filho brincando de ping-pong, ele que não queria ir a feira, acabou amando e curtindo.


      O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. Reconhece-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e a integração dos deficientes visuais na sociedade. É um equipamento mecânico ou életrico, no qual seis teclas produzem pontos em relevo. Apresentam, ainda, teclas paraavnço, retrocesso e mudança de linha.


     

       Meu filho, em uma tentativa frustrada, para decifrar duas palavras em braille. A cara de desespero dele. Teve ajuda de colinha e encontrou dificuldades. Uma experiência que não esquecerá. 

  
  Esta jovem arrasou no palco, pois a dança do ventre para ser bem interpretada requer graça
 e sensualidade, onde os pés e braços criam harmonia com o balançar dos quadris e ombros, e 
ela não deixou a desejar. Todos que assistiam entraram em um transe, com tanta exuberância nos movimentos harmônicos,sequer percebíamos a falta de um dos braços. A admiração estava no
 olhar de todos, pois ela nos ofereceu um espetáculo glorioso! Eu não sei se é permitido, mas
 vou colocar o que gravei para que experimentem um pouco do meu deleite. É com
 a melhor das intenções, pois superação deve ser ovacionada!
 Um abraço!

     


sábado, 2 de abril de 2011

Escritores da Liberdade

Olá! Nossa um mês depois! Continuo no mundo mágico da Pedagogia! Cada dia uma nova descoberta e vários, mas vários trabalhos, cujo temas, são abrangentes e dasafiadores. Hoje quero compartilhar sobre a análise do filme "Escritores da Liberdade", se você viu, vai entender o que vou escrever, se não assistiu ao filme, não imagina o que está perdendo. Lembrando: sou cinéfila por natureza!

   O filme fala sobre uma professora que assumiu um grupo de alunos desacreditados pelo sistema escolar, onde a qual, empenha-se em motivá-los na superação das diferenças sociais e raciais na sociedade em que vivem, com a busca do conhecimento através da leitura, cujo resultado foi a liberdade de expressarem em um diário, seus medos, desejos e inseguranças.
   A dedicação de uma professora em seu ensino, não só pelo que é oferecido por um currículo, mas que procura outros meios de incentivos, pode modificar a realidade de vida em um grupo.
   Ela foi persistente, venceu obstáculos, oriundos pela própria direção escolar e a falta de apoio dos outros professores, ignorando-a como educadora, pois eles não acreditavam que aqueles alunos poderiam desenvolver-se intelectualmente, porque eram negros, coreanos, latinos, sobreviventes de uma sociedade decadente, formado por gangues que lutavam entre sí.
   Erin Gruwel, ensinou-os a ter prazer no ensino e os conscientizou-os através da leitura que todos têm capacidades, basta escolher. Então os levou ao Museu da Tolerância e sentiram pela primeira vez, as consequências que uma gangue bem organizada pode fazer: Milhões de vidas perdidas por causa de um ideal, de um único indivíduo, que convenceu uma nação, que seus problemas foram causados pelos judeus.
   Em outra aula, ela dispôs sobre a mesa uma bolsa com quatro livros e taças com espumante, e disse: " Ates que peguem os livros, ergam uma taça e faça um brinde a mudança! Isto significa, apartir deste momento, todas as vozes que diziam: vocês não são capazes, serão silenciadas! Todos os motivos que diziam: as coisas não vão mudar, desaparecerão! As pessoas que vocês eram, antes deste momento, não existe mais! A vez desta pessoa, acabou. Agora é a sua vez!!! 

                                             Estes são os verdadeiros Escritores da Liberdade
   Erin mudou seu método de ensino mecânico e passou a estimulá-los a adquirir o conhecimento através da leitura, investigação, reflexão, diálogo, mas principalmente com a escrita, onde passou a conhecê-los pelos seus memoriais, cujo diários, deu-lhes a liberdade de contar suas histórias e anseios.
   Eu, ainda, não tenho experiência em sala de aula, porque estou no primeiro semestre em Pedagogia, mas foi maravilhoso identificar neste filme, sob este olhar pedagógico, o que estou aprendendo no curso: a escola tradicional, com régias regras, acreditava que alunos problemáticos não poderiam desenvolver-se através do ensino. Mas a nova escola acredita que com a psicologia e entendimento com a necessidade dos alunos, verá transformação intelectual e moral, promovendo oportunidades de convívio social e direitos exercidos como cidadãos.
   Estas transformações ocorrem porque aprendemos a ver o certo e o errado, assim quando reconhecemos o amor de Deus, cremos no seu Filho Jesus como nosso único Salvador e nos reconhecermos pecadores e carentes de sua graça. A bíblia nos diz: " Arrependei-vos e convertei-vos, para serem cancelados os vossos pecados." e mesmo sendo quem sou, eu posso fazer diferença, no nome de Jesus.
                                         Um forte abraço
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...