Home A Artesã Minhas Artes Contato

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Jogo bíblico para EBD


                              Você conhece a vida do seu Salvador?
   Olá! As férias se foram, me diverti muito (depois eu conto) e fui preparar minha aula da EBD. Deu um pouco de trabalho, pois adaptei um jogo de trilha. Mas com a ajuda da minha irmã Sandra (Deus a abençoe), o jogo ficou ótimo e foi a maior alegria com as crianças da nossa igreja. Quero compartilhar com vocês e espero que o façam, porque foi muito divertido.
   Este jogo tem como finalidade testar o conhecimento das crianças ou adolescentes, sobre a vida de Jesus. Leva aproximadamente 01 hora e 30 minutos. É necessário:
·         Folhas de sulfite,
·         Apoio firme para a escrita,
·         Lápis e
·         Tampinhas coloridas (refrigerante) em número exato para os alunos. As tampinhas devem ser postas em um saco escuro, onde deverá tirar cada um, a cor que corresponde ao seu grupo, como sorteio.
·         Um versículo bíblico, onde, no começo da aula, você pode fazer uma dinâmica de memorização, pois será utilizado no jogo.
                                                       Dividido os grupos, começa assim:
   Todos começam na entrada. Fazer a 1ª pergunta (que estão abaixo), quem responder corretamente, pula 01 casa e assim por diante. Porém, se ninguém souber responder, chamar um aluno de cada grupo e com a bíblia na mão esquerda levantada e a direita na coxa, você cita o endereço bíblico e quem achar 1º, anda uma casa. Fique atento para ouvir quem lerá primeiro para não ser injusto.
   Em cada resposta, procure dar uma explicação para reforçar a memorização e aprendizagem sobre a palavra de Deus.
   No jogo terá 15 charadas, guardadas em envelopes, fixado na casa, aleatoriamente, sendo 05 para cada grupo. Respondida a charada, o grupo ganha um bombom (cada um). Porém, terminada as perguntas e ninguém atingiu a chegada, as charadas começam a valer como “pule uma casa” e não o bombom.
   Vence quem chegar primeiro. A premiação pode ser medalhas, caixa de Bis ou o que achar melhor.

                                                  Perguntas
1º Quais são os 04 livros da bíblia que falam sobre a vida de Jesus?                                       Mateus, Marcos, Lucas e João.
2º Qual o nome do homem que batizou JesusJoão Batista. Mateus 3:13
3º Quando satanás desafiou Jesus a transformar pedra em pão, qual foi a resposta de Jesus? Não só de pão viverá o homem. Mateus 4:4
4º Quando satanás levou Jesus ao ponto mais alto do templo e O tentou a provar que era o Filho de Deus, incentivando–o que se jogasse dali, qual foi a resposta de Jesus? Não tentarás o Senhor teu Deus. Mateus 4:7
5º Satanás levou Jesus a um alto monte e ofereceu-lhe os reinos do mundo se Jesus o adorasse, qual foi a resposta de Jesus? Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Mateus 4:10.
6º O que Jesus multiplicou para alimentar a multidão e quantos foram? 05 pães e 02 peixes. Marcos 6:38
7º Qual o nome do homem que suplicou, insistentemente, a Jesus que fosse curar sua filha, sem saber que ela estava morta? E o que fez Jesus? Jairo e Jesus a ressuscitou
8º Qual o versículo em que Jesus se comparou a uma árvore e a Deus por uma profissão?  Eu sou a videira verdadeira e o meu pai é o agricultor. João 15:1
9º Quantas ovelhas o pastor deixou no aprisco para procurar a ovelha perdida? 99 ovelhas
10º Complete:  Mateus 5:3-5  Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles... (é o reino dos céus)    Bem aventurados os que choram, porque... (serão consolados)  Bem aventurados os mansos, porque... (herdarão a terra) 
11º Complete: Mateus 5:6-8   Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque... (serão fartos) Bem aventurados os misericordiosos, porque... (alcançarão misericórdia)     Bem aventurados os limpos de coração, porque... (verão a Deus)      
12º Complete: Mateus 5:9 e10 Bem aventurados os pacificadores, porque... (serão chamados filhos de Deus) Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque... (deles é o reino dos céus)   
13º Qual o nome do discípulo que pediu a Jesus que o deixasse andar na água e por ter medo em vez de fé, começou a afundar? Pedro (Mateus 14:28-31)
14º Qual o nome completo do homem que traiu Jesus? Judas Iscariotes Marcos 3:19   
15º Quantas vezes Pedro negou a Jesus antes do galo cantar duas vezes? 03 vezes (Marcos 14:30)
16º O que estava escrito no título colocado no cimo da cruz, onde Jesus foi crucificado? Jesus Nazareno, Rei dos judeus. João 19:19                
17º Porque Jesus morreu na cruz? Para perdoar nossos pecados e levar as consequências dele por nós. João 3:16
18º Qual é o discípulo que colocou o dedo nas mãos de Jesus para acreditar que Ele realmente ressuscitou? Tomé (João 20:27-29)
19º Qual foi a ordem que Jesus deixou aos seus discípulos antes de subir ao céu, mas que também é para nós? Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
20º Porque eu devo obedecer meus pais e responsáveis?  Porque é mandamento bíblico, Deus ordenou. Efésios 6:1-3
                                          Charadas
1º Aos pés de Jesus seus ensinamentos ouvi, enquanto trabalhava minha irmã. Quem é a minha irmã? Marta
2º Sou filho mais moço, viajei para um país distante e gastei todo o meu dinheiro. Quem sou eu?  O filho pródigo
3º Das pedras vi surgir às leis. Quem sou eu? Moisés         
4º Cite 03 livros da bíblia que começa com T. Tiago, Tito e Timóteo.
5º No ventre de um animal eu orei. Quem sou eu? Jonas
6º Sou pequeno, mas sobre a árvore grande fiquei para ver Jesus passar. Quem sou eu? Zaqueu
7º Nas costas carreguei um Rei e sobre palmas caminhei. O que sou? Jumentinho
8º Cite 03 personagens da bíblia que começa com S.  Saul, Samuel e Salomão.
9º Sou o homem através de quem Jesus provou ter poder sobre a morte. Quem sou eu?       Lázaro
10º Cite 03 personagens da bíblia que começa com M.  Moisés, Mateus e Marcos.
11º Uma espada puxei e uma orelha foi ao chão. Quem sou eu? Pedro
12º Ajudei um judeu que foi assaltado, espancado e deixado para morrer. Quem sou eu? O bom samaritano
Do 13º ao 15º Fale o versículo de hoje. Coloque o versículo no último envelope, porque todos do grupo finalista devem falar sem errar. Se errar, passa a vez, até concluir o vencedor.
Boa aula e Deus as abençoem!

3 comentários:

Anônimo disse...

adorei blogspot,pena que não tem como copiar as dicas,queria muito o jogo biblico. sou professora na escola dominical da minha Igreja.se for possivel mande para eu.
soraiapbo@gmail.com
soraia

Rita de Cássia disse...

Maravilhoso!

Unknown disse...

Excelente esse jogo eu amei parabéns pelo seu trabalho showww

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...