Olá! Estou postando mais um plano de aula sobre reciclagem.
PLANO DE AULA
Carga horária: 08 aulas/ 02 horas cada
Ano: 5ª Ano
Disciplina:
Ciências naturais – sociedade e meio ambiente;
Língua portuguesa – escrita e prática na leitura;
Artes visuais – produção de artes.
Objetivo geral:
Fazer uma análise das contribuições que a conscientização no cuidado do meio ambiente oferece para o desenvolvimento a ser utilizado na área de ensino aprendizagem.
Objetivo específico:
Aprender que há formas de evitar o desperdício de água e refletir sobre o consumo consciente;
Conhecer os materiais que poluem o solo;
Despertar interesse e estímulo para a coleta seletiva;
Identificar como a reciclagem é feita no Brasil e o que pode ser mudado;
Aprender que lixo pode ser transformado em algo útil.
Conteúdo:
Descrever como é a distribuição e a disponibilidade da água no mundo, onde há áreas que convivem com abundância ou escassez dela no Brasil e como pode evitar a falta de água.
Comentar sobre o início da história da humanidade e com o lixo produzido era composto por folhas, frutos, galhos de plantas, pelas fezes e pelos demais resíduos do ser humano e dos outros animais. Esses restos eram naturalmente decompostos, isto é, reciclados e reutilizados nos ciclos do ambiente.
Descrever o crescimento das cidades, o desenvolvimento das indústrias e da tecnologia, são os produtores do lixo industrial eletrônico, o lixo hospitalar, as embalagens de papel e de plástico, garrafas, latas etc. e alguns não são decompostos por seres vivos e se acumulam na natureza, causando a contaminação do solo.
Identificar os três “Rs” (reciclar, reutilizar e reduzir), sua importância descrevendo as consequências quando não se faz a coleta seletiva do lixo.
Descrever que produção de lixo, no Brasil vem aumentando assustadoramente em todo o planeta e que uma melhoria na qualidade de vida atual e que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.
Metodologia:
Exploração de materiais como jornais, papéis amassados, embalagens, latas, garrafas vazias de refrigerantes e de produtos de limpeza, possibilitando as crianças expressar oralmente suas observações sobre os tipos de matérias e identificar no rótulo o tipo de lixo seletor pode ser jogado.
Leitura do livro: “O menino que quase morreu afogado no lixo” de Ruth Rocha.
Vídeo “Se Liga Nessa - Cascão X Enchente - Lugar de lixo é no lixo”. Destacando as causas das enchentes é devido ao destino incorreto do lixo: jogado nos bueiros e nas ruas.
Cantar a música “É preciso reciclar, da Turma da Mônica”.
Usar garrafas pet com terra, enterrando materiais orgânicos para a criação da compostagem e observar no decorrer do mês seu processo de deterioração, simulando o solo.
Ler a revista “Saiba Mais, Turma da Mônica e o Meio ambiente.”
Solicitar que cada aluno escolha e planeje um brinquedo para construir com materiais que jogam fora.
Avaliação:
Avaliar os seus alunos em todas as atividades, priorizando a aprendizagem, observando e discutindo as dúvidas e dificuldades apresentadas por eles.
Perceber se as crianças selecionam e classificam as embalagens para a reciclagem, conhecem e produzem um destino para o lixo coletado.
Avaliar o resumo do livro: “O menino que quase morreu afogado no lixo”.
Organizar um panfleto informativo com coesão e coerência, explicando como podemos economizar água ou evitar poluentes no solo, avaliando criatividade.
Criar uma exposição compondo obras de arte utilizando lixo, avaliando a criatividade e os tipos de materiais utilizados.
Avaliar o passatempo que compõe a revista “Saiba Mais, Turma da Mônica e o Meio ambiente”.
Análise escrita sobre a compostagem.
0 comentários:
Postar um comentário