Home A Artesã Minhas Artes Contato

sábado, 2 de março de 2013

Deus chama Moisés


Olá! Aprendi com a pedagogia que para darmos uma aula interessante devemos respeitar o que o aluno sabe, por isso sugiro, ao ensinar as lições bíblicas para juniores, faça perguntas deixando sempre que respondam e use suas respostas para a lição. Diga-lhes o nome, dizendo você acertou. Eles vão sentir que você o respeita e assim o encorajará a atenção participativa, sem falar que é mais dinâmico.
Use visuais, pode ser computador, cartaz, flanelógrafo ou que tiver disponível. A atenção da criança é estimulada pelo que você fala e pelo que visualiza.
Mas sempre vai existir o engraçadinho, que fará brincadeiras em hora inapropriada. Reverta, com sabedoria “no Senhor”, sua aula. Transforme a brincadeira (se possível) para voltar a lição, link a brincadeira com a mensagem. Vou te dar um exemplo:
Uma criança, enquanto eu dava aula, começou a imitar um robô, no modo de andar e fazendo barulhos (bzi, bzi). Todas as crianças riram e a atenção foi embora. Tive que rir também, deixei passar uns instantes, virei o aluno (com cuidado e carinhosamente), simulei um botão em seu pescoço e disse: Agora vou desligar o robô, porque a bíblia diz que tem hora pra tudo, de brincar e de prestar atenção para aprender. Depois da lição nós vamos brincar de robô.
Para minha alegria, ele aceitou e agradeci a Deus, pois nem sempre temos a sabedoria de fazer o certo, mas é Deus quem nos capacita a agir acertadamente.  
Ah! Procure não se esquecer da promessa, “depois brincamos”, para a criança. Brinque depois e incentive o robozinho a fazer as coisas certas, mostrando pelo botão imaginário. As crianças são criativas e querem que você perceba. Seja amiga, ensine pelo caminho que a criança te direciona. E acima de tudo, ore muito!

DEUS CHAMA MOISÉS
Êxodo - capítulos 1 a 4
 Professor: mostre uma pirâmide e pergunte:
 O que é isto?


Onde ficam as pirâmides? Egito.

E quem governava o Egito nos tempos da bíblia? Faraó

O povo de Deus, os israelitas viveram no Egito, mas faraó teve medo do povo israelita, porque cresciam em grande número e espalhavam-se pelo Egito. O que faraó fez aos israelitas? Escravizaram-nos.

Qual foi a ordem dada por ele para limitar a expansão do povo de Israel? Que todo menino ao nascer fosse morto.

Qual o nome do menino que não foi morto? Moisés

Como a mãe de Moisés o protegeu? Escondeu-o por três meses

Quem o vigiou? Sua irmã, Miriã.

Quem viu o cesto e o que aconteceu?  A filha do faraó

O que a filha do faraó fez? Aceitou Moisés como seu filho

Por que vocês acham que Deus salvou Moisés? Deus estava protegendo Seu povo (os israelitas) e a Moisés, pois tinha um plano definido para libertá-los.

Moisés cresceu e um diz ele fez uma coisa errada, o que foi e o que fez depois? Matou um egípcio e fugiu para Midiã, uma terra distante.

Lá ele ficou durante 40 anos, mas Deus o chamou para uma missão especial, qual era? Libertar o povo, em nome de Deus.  

Além de não deixar o povo hebreu ir, faraó aumentou as cargas de trabalho. O que Deus fez para mostrar o seu poder a Faraó? 
Enviou 10 pragas

Os israelitas também sofriam com as 10 pragas?
Em todas as pragas Deus poupava Seu povo.

E o que aconteceu finalmente? Faraó percebe que não é maior do que Deus, se rende e diz ao povo de Israel que saia do Egito.

Moisés era diferente de nós? Ele não era pecador? Ele era mais forte do que nós? Vamos descobrir algumas coisas de Moisés:

1. Sentimento de inferioridade – “quem sou eu para apresentar-me...?" (Ex. 3.11-13)
2. Dúvidas sobre a ação de Deus – “e se..." (Ex. 4.1).
3. Timidez – “... nunca tive facilidade para falar..." (Ex. 4.10).
4. Preguiça – “... peço-te que envies outra pessoa." (Ex. 4.13).
5. Depressão – Nm. 11:11-15
6. Ira -  Nm. 20:9-12

Se você sentiu que não tem qualidades necessárias para uma tarefa importante e que não é capaz de fazer coisas para Deus, confie que Deus lhe dará o poder para fazer o lhe pede, o que deu forças a Moisés foi a sua frequente busca da presença do Senhor, tornando-se um homem cheio do Espírito Santo, um líder destemido, e “o homem mais manso da Terra”, Nm.12:3. Suas qualidades se destacaram e foi o grande legislador de Israel, mas Deus foi o condutor de cada evento, mostrando Sua soberania sobre a história. 

Agora pensem: Quais os obstáculos que você coloca na sua vida para servir a Deus?
Versículo para decorar: "Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas" (Salmo 25.4)

Fontes para esta lição:
http://atividadefacil.blogspot.com.br/2012/06/deus-chama-moises-juniores.html
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, ed. Hagnos, p.73 e 74.
                                                              Um Abraço!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...