Home A Artesã Minhas Artes Contato

quinta-feira, 7 de março de 2013

Pirâmide Alimentar Espiritual

   Olá! Com grande alegria descrevo e compartilho a aula ministrada para as crianças na EBD Presbiteriana. O que aprendo na Faculdade, tento aplicar para as crianças, em que a aprendizagem e o conhecimento não seja fragmentado, mas o mais completo possível.
   Jesus é a favor que seus filhos saibam de todas as coisas, assim seremos seres críticos para saber reter o que é bom! As crianças gostaram e houve uma grande participação.

Ao iniciar pergunte as crianças: se você pudesse escolher qual alimento você seria e por quê?
Deixe que respondam e quando terminarem apresente a ponta da pirâmide alimentar e descreva a importância de cada parte da pirâmide até concluir a última etapa, que é os energéticos. 


Segundo a Universidade de Brasília, a Pirâmide Alimentar é divida em 8 grupos, são eles:

Grupo 1: 
Na base da pirâmide, estão os alimentos Energéticos ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos. 
São os Cereais, pães, raízes e tubérculos.
São indicadas
 8 porções.

Grupo 2:
No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores,
ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São as Hortaliças, as verduras.
São indicadas 3 porções. 

Grupo 3:
As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São indicadas 3 porções. 

Grupo 4:
No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possui açúcar e gorduras. 
proteína, cálcio, ferro, e zinco.
São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas entre outros. 
São indicadas 3 porções.

Grupo 5: 
Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco. 
São as Carnes e ovos;
São indicadas 2 porções.

Grupo 6: 
Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom(HDL), sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças.
São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc.
São indicadas 1 porção.

Grupo 7
Óleos e gorduras; 
No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades. 
São os óleos e a gorduras.
São indicadas 2 porções.

Grupo 8:
Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos; 
São alimentos energéticos de onde provêm muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação. 
São eles: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos.
São indicadas 2 porções.

Pergunte: qual o alimento em toda a pirâmide que combina com tudo que há na pirâmide e podemos comer a qualquer hora do dia? O PÃO! (Deixe que falem até que acertem).


Abram suas bíblias em João 6:35: “ Declarou-lhes, pois,  Jesus: Eu sou o pão da vida, o que vem a mim jamais terá fome...”. Isso quer dizer que podemos comer Jesus? (Deixe que respondam).
Ah, então Jesus usou linguagem figurativa, Ele quis dizer aquele que crê em NELE e obedecer aos seus mandamentos, Jesus satisfará plenamente as necessidades do nosso coração. Vamos então conhecer a Pirâmide Alimentar Espiritual do Crente:


(Comece apresentando a pirâmide na base) Energéticos


 Em Tiago 1:22 diz: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmo.”  Leiam a palavra do Senhor, a bíblia, leiam e procurem entender o que Deus está falando com você, se não conseguir, peçam ajuda.
Conversar com Deus, em oração, louvando-o por ser maravilhoso, agradecendo as coisas que temos e dizer a Ele as necessidades do nosso coração, o Senhor certamente te ouvirá, em Mateus 6:33 diz: “... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mas o Senhor Jesus nos deixou uma ordem. Qual é? Isto mesmo: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15”
Estas são as coisas que devemos fazer para ter energia espiritual, por isso Jesus disse ser o pão da vida e Ele nos acrescentará todas as outras coisas. Vamos ver o que são elas?

(Mostre a segunda base da pirâmide) Reguladores

Deus abençoou as famílias, os nossos pais nos educam e nos ensinam, para um dia tomarmos nossas próprias decisões, mas eles também nos instruem nos mandamentos do Senhor, por isso em Gênesis 12:3b, Deus fez uma promessa a Abraão, que também é nossa: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Ame sua família, honra teu pai e tua mãe e serás abençoado.
A bíblia nos mostra a importância do nosso corpo, temos o dever de cuidar bem dele. Como podemos cuidar dele? (alimentação e hábitos saudáveis, higiene, não fumar, beber ou usar drogas... deixe que respondam). Vamos descobrir por que o nosso corpo é importante? Abram em I Coríntios 6:19 e 20: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” Cristo morreu na cruz para que você tenha vida e vida abundante, devemos nos manter longe do pecado, porque o que fazemos com o nosso corpo afeta o nosso espírito e isto pode nos afastar de Deus.

(Mostre a penúltima parte da pirâmide) Construtores

E brincar, a bíblia fala sobre isso? Sim, em Eclesiastes 3:1 e 4 diz: “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu... tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria.”  Brincar nos dá prazer e aprendemos a conviver, compartilhar, repartir e perdoar com os outros. Por isso devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos.
A escola faz parte dos construtores, pois ela nos prepara para um futuro profissional e nos aperfeiçoar nos trabalhos da igreja, servindo ao Senhor com nossa instrução. Deus fica feliz quando aprendemos. Vejam em Provérbios 19:8 diz: “O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a sua inteligência acha o bem.” Sejam alunos zelosos, prontos para aprender, mesmo que não goste da matéria.

(Mostre a última parte da pirâmide) Moderação

Ah, vejam esta parte! Observem atentamente! Não me respondam, esta resposta é com você e Deus: Será que há moderação destas coisas em sua vida? (Dê um tempo para que observem e pensem)
Abram suas bíblias em Marcos 12:30: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” E I João 2:15: “Não ameis o mundo e nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.”
Se logo ao levantar de manhã cedo você for direto para um destes equipamentos, do que estará cheio o seu coração?
Durante um dia inteiro, quando estiver em casa, em um feriado ou final de semana, você usar um destes equipamentos, como estará o teu entendimento? Ao final do dia como estará sua alma e a tua força com o Senhor?
Nada disto lhe é proibido, mas moderação quer dizer usar pouco, em pequenas partes do seu dia. Mas deve estar na presença do Senhor em todos os momentos de sua vida diária. Devemos nos alimentar do pão da vida, que é Jesus e só assim teremos (energia) todas as outras coisas.
Vamos orar! 



Um abraço!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...