Home A Artesã Minhas Artes Contato

domingo, 16 de junho de 2013

A oferta de Caim e Abel

   Olá a todas. Preparei esta lição para a classe de juniores e adaptei lições da Revista Aventuras - Currículo Aventura Cristã/ Crentes do Antigo Testamento e da Bíblia Recursos para o Ministério com Crianças.


Um dos objetivos desta lição é que: as crianças saberão que Abel sentia prazer em fazer a vontade de Deus e assim como Abel, eles devem servir a Deus com alegria.

Inicie a aula com uma pergunta: “O que é boa vontade?” Deixe que respondam.
É sempre fácil obedecer com boa vontade e com alegria? Deixe que respondam.
Dê um exemplo de algo que queriam fazer por vontade própria, que sabem que é errado e que seus pais não aprovariam. Deixe que respondam.

A bíblia nos mostra como devemos agir e nos conta histórias de servos de Deus que foram obedientes. Hoje iremos falar sobre um homem da bíblia que amava a Deus e queria agradá-Lo oferecendo de boa vontade o que ele tinha de importante. Este homem tinha um irmão e desde cedo os dois ajudam seus pais.

Um gostava de trabalhar com terra, era um lavrador e o outro era muito cuidadoso com as ovelhas, era pastor. Ele, provavelmente, dava-lhes água, os alimentos de que precisavam e as levava ao aprisco, lugar onde ficavam protegidas dos perigos.

Deus é assim conosco, Ele nos dá as coisas que necessitamos como o alimento, casa, pais que são presentes em suas vidas e tantas coisas boas que vocês possuem. Deus o ama muito, assim como amava este pastor de ovelha.

No antigo testamento era costume oferecer a Deus uma oferta e os dois irmãos foram oferecer sacrifícios ao Senhor. Em Gênesis 4:3 fala sobre o sacrifício do primeiro irmão (Deixe que um aluno leia). Deus sabia o que estava no coração de Abel. Ele ofereceu as primícias do seu rebanho. Primícias significam os melhores cordeiros. Abel ofereceu a Deus o melhor que pode, com amor, fé em seu coração e de acordo com a ordem do Senhor.

No versículo 04 fala sobre o sacrifício do segundo irmão 
(Deixe que outro aluno leia). Deus olhou no coração de Caim e o que viu foi um coração cheio de pecado. Caim sabia que Deus exigia o sacrifício de um animal, mas queria fazer o que tinha vontade.

A bíblia nos fala que “enganoso é o nosso coração mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto (Jr. 17:9)”. Somos pecadores. Nascemos pecadores. Alguém te ensinou a pecar? Desejamos fazer coisas erradas, mas Deus nos ama e muito, mas o seu pecado tem de ser castigado. Este castigo é a separação eterna dEle para um lugar horrível.

Deus se desagradou muito de Caim e da oferta que ele havia trazido e Caim ficou com muita raiva, o versículo 05 fala (Deixe que um aluno leia), Caim ficou zangado com Deus por rejeitar suas ofertas e sentiu inveja do seu irmão Abel, porque sua oferta foi aceita. Sentiu inveja, depois raiva e ódio.

Os versículos 06 e 07 mostra que Deus disse a Caim (Deixe que um aluno leia), ele devia “proceder bem” ou suportar as consequências. Deus providenciou um meio de perdoar o pecado de Caim, mas ele se recusou a fazer o que era certo. Deus também nos providenciou outro meio de perdoar os nossos pecados, Ele nos enviou Jesus, seu único filho para morrer na cruz, derramando seu sangue em sacrifício por nós. 

Jesus, o nosso Salvador, ressuscitou no terceiro dia e é o único que pode perdoar os nossos pecados. Tudo o devemos fazer é confessarmos os nossos pecados e mudarmos nossas atitudes, assim como Caim deveria ter feito quando Deus recomendou a proceder bem.

A recusa de Caim em aceitar a vontade de Deus o levou ainda mais longe do Senhor. Leiam os versículos 8-12 (Deixe que um aluno leia)Caim achou que seu castigo era grande demais e em sua misericórdia, Deus colocou um sinal de proteção em Caim versículos 13-15. A bíblia não nos diz se Caim se arrependeu ou aceitou andar retamente nos caminhos do Senhor (v.16).

Devemos seguir o exemplo de Abel, obedecer a Deus com amor e fé, fazendo o que é correto de boa vontade. Em Hebreus 11:4 descreve que: “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto as suas ofertas...”

PARA CASA


1) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna
 1. Profissão de Abel (Gn 4.2)
a. Node
2. Profissão de Caim (Gn 4.2)
b. Caim
3. Local onde Abel foi morto (Gn 4.8)
c. Agricultor
4. Primeiro filho de Eva (Gn 4.1)
d. Pastor de ovelhas
5. Local onde Caim viveu (Gn 4.16)
e. Campo

2) Procure, em Gênesis capítulo 4, o versículo que fala sobre:
 a- Uma pergunta que o Senhor fez a Caim: ___________
b- Onde Deus coloca um sinal em Caim: __________
c- Onde Eva fala: _______________

3) Em outras partes da Bíblia, há comentários sobre Abel e sua oferta. Leia os versículos abaixo e anote:
 a) Como Abel foi chamado em Mt 23.35: ________________
Hebreus 11.4:
b) O tamanho do sacrifício: ___________________________
c) O que ele alcançou: _______________________________
d) O que Deus fez: __________________________________
e) O que, depois de morto, a fé de Abel faz: ______________

4) Anote V para verdadeiro e F para falso:
 a(   ) O Senhor disse a Caim que o pecado é uma ameaça – Gn 4.7
b(   ) Caim ficou contente após matar Abel – Gn 4.13-14
c(   ) O 3º filho de Eva foi Sete – Gn 4.25
d(   ) Na época de Abel se começou a invocar o Senhor – Gn 4.26
e(   ) Caim adorou a Deus e permaneceu em sua terra – Gn 4.16


(PROFESSOR)
 Respostas dos exercícios:

1)      1-d      2-c       3-e       4-b       5-a

2)      a) v. 9             b) v.15             c) vv. 1 e 25

3)      a) justo           b) superior ao de Caim          c) foi reconhecido como justo           d) aprovou as suas ofertas                                   e) fala

4) a) V                         b) F (ficou com medo)           c) V      d) F (na época de Sete)
e) F (afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node)

Estes exercícios estão em: www.ebdonline.com.br

                                               Abraços

1 comentários:

nilza cardozo disse...

Gostei muito Parabéns.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...