Home A Artesã Minhas Artes Contato

segunda-feira, 16 de março de 2015

O PROJETO PEQUENA LUZ



O local escolhido para o nosso projeto é a Associação Cultural Comunitária Cristã – Projeto Pequena Luz, situada na Rua Luiz Gonzaga D’Ávila, 182 – JD. Bela Vista – São Paulo.
 
A Pequena Luz é um projeto da Igreja Presbiteriana de Interlagos que atende crianças carentes do Jardim Iporanga na zona Sul de São Paulo. Atualmente está atendendo 145 crianças entre 03 e 15 anos de idade. Este Projeto foi iniciado em 31 de julho de 2000, atendendo 17 crianças no período matutino.
 
A Pequena Luz usa o espaço da igreja Presbiteriana de Interlagos durante a semana, sendo distribuído por 03 salas amplas, um pátio com meia cobertura, uma quadra poliesportiva, um salão, que durante o horário de almoço e lanche transforma-se em refeitório, banheiros masculinos e femininos internos e externos, 03 salas inferiores para atendimento aos adolescentes.
 

1 O nascimento do Projeto Pequena Luz


 A história do Projeto Pequena Luz iniciou com a missionária Ruth, da Nova Zelândia, que deixou seu lugar de conforto e foi morar na Comunidade do Jd. Iporanga para estar mais perto daquelas pessoas e poder compreender o estilo de vida que levavam na comunidade.

 Percebeu que tanto adultos como crianças apresentavam enorme dificuldades de aprendizagem na escrita e leitura, cuja causa era defasagem na educação escolar e problemas sociais. Abriu as portas de sua humilde casa e passou a ensinar algumas crianças. Os resultados foram positivos e o numero de crianças aumentou, fazendo com que Ruth buscasse um espaço maior para dar continuidade no seu trabalho. Assim, Ruth, Celina, Marisa e Marli começaram este trabalho que se expandiu e hoje atende cerca de 100 famílias. Naquela época, Ruth levantava o sustento financeiro através de apadrinhamentos tanto na igreja, quanto em contatos nos EUA e Nova Zelândia; a Celina trabalhava na cozinha, Marisa e Marli cuidavam da parte pedagógica. Contava-se 07 funcionários e vários voluntários.
 
A Igreja Presbiteriana do Brasil, situada em Interlagos, acolheu o projeto, oferecendo salas para estudos e espaço para as crianças brincarem. A dedicação e cuidado fez com que o Projeto Pequena Luz crescesse, onde hoje com 13 anos, continuasse ofertando mais oportunidade em crescimento intelectual, físico e espiritual para crianças carentes e em situação de risco.

Em 2002 o Projeto se expandiu fazendo parceria com a Compassion Internacional. Esta ONG foi parceira do Projeto durante 07 anos. Hoje o Projeto atende 120 crianças com ajuda de pessoas apaixonadas pelo trabalho social.
 
O Projeto Pequena Luz tem como uma coordenadora pedagógica, 02 professoras da Educação Infantil, professoras voluntárias para aulas de reforço escolar do Ensino Fundamental, 02 cozinheiras. Contam com voluntários (nem sempre presentes) para serviços gerais, aulas de Inglês, Informática, Culinária, Artes, Música e Teatro. Durante o período em que permanecem no Projeto, as crianças e adolescentes recebem alimentação balanceada.
 

2 Descrição do público atendido e das principais ações desenvolvidas.


Recebem criança com dificuldade de aprendizado, sem saber escrever ou ler, as quais recebem reforço escolar. Já a criança alfabetizada, porém com deficiência na ortografia, produção de texto e matemática, recebe reforço mais avançado.
 
Atendem crianças em situação de risco, desde filhos de traficantes aos que sofrem maus tratos e descaso familiar. Alguns não sabem o nome do pai, recebem abusos físicos e psicológicos, falta de rotina e sem a educação adequada à higiene, convívio com o tráfico e pais alcoólatras.
A palavra "risco" deriva-se do latim resecare ¾ "cortar". Pode-se, então, dizer que essas situações de risco cortam as crianças e os adolescentes, ou seja, cortam seus direitos e suas potencialidades. Mantêm, no entanto, intacto o círculo vicioso da miséria ¾ crianças e adolescentes que vivem na pobreza e têm seus direitos fundamentais negados tendem a tornar-se adultos que pouco poderão passar a seus filhos, além da herança da miséria e da marginalização (ABREU, 2002).

 Estas crianças enfrentarem uma realidade tão assustadora e desestimulante, que o Projeto Pequena Luz busca voluntários para ministrar aulas que tenham o mesmo proposito em tirar das ruas crianças de ruas e oferecer a oportunidade de escolha.
 
Esse cuidado exige várias formas de atuação, que vão desde a ação individualizada, do trabalho em equipe/grupos, até estratégias coletivas e participativas que podem ser incorporadas no cotidiano dos serviços, a exemplo da capacitação em serviços, visando enfrentar as situações de violências contra crianças e adolescentes (BRASIL, 2011).
 
A Igreja Presbiteriana de Interlagos é a maior mantenedora, oferecendo o espaço físico, água, luz, gás e contribuição alimentícia por alguns membros da mesma. Há a colaboração de algumas pessoas com R$ 30,00 mensais, depositados em conta corrente. Não sendo assídua.
 
Atualmente o Projeto não atende mais as crianças em período integral passando a atender apenas meio período, devido aos obstáculos financeiros e a falta de mantenedores fixos, prejudicando o atendimento a educação infantil e ao reforço escolar.
 

3 As práticas educacionais

 
Toda a prática educacional tem como base valores cristã, reconhecendo a Bíblia como verdade e como instrumento para ensinar o amor a si, o amor ao próximo, o amor a Deus e o amor ao meio ambiente.

 A visão é serem reconhecidos como uma referência no cumprimento da responsabilidade social, buscando transformações através da educação e dos princípios que a Bíblia Sagrada ensina, aprimorando sempre a qualidade das relações das pessoas a quem são servidos. Tem como missão primordial libertar crianças e adolescentes das injustiças sociais, promovendo união e zelando pela área: espiritual, emocional, social e intelectual.
 
Ainda busca objetivos para incentivar e promover o pleno exercício da cidadania através da educação, se comprometer com a realidade social, estabelecer relações de parceria, ensinar princípios de respeito à vida e o amor ao próximo, alcançar excelência no serviço de ação social e o aperfeiçoamento contínuo, relações embasadas em uma Ética cristã que favoreça o trabalho cooperativo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...