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segunda-feira, 16 de março de 2015

O TEMA É O MEIO AMBIENTE - PARTE 2



O lixo e o reciclar


 Tudo o que não nos tem serventia passa a ser lixo, devendo desaparecer, de preferência, bem longe de nós e por isso “na natureza, a reciclagem é uma regra que sustenta a vida. Quebrando essa regra, rompemos a alternância entre a vida e a morte, própria dos sistemas vivos” (MENDONÇA et al., 2004) e para minimizar o impacto ambiental, “reavivar” o lixo com os métodos de reutilizar e reciclar.
 
Reciclar, conforme Garcez e Garcez (2010), diminui a quantidade de dejetos, minimiza a extração de recursos naturais e causa menos poluição ao ar, a água e ao solo.
 
Reciclagem, as autoras (2010) continuam, é o reaproveitamento de uma matéria prima que se torna um novo produto e vários materiais podem passar por este processo, sendo os mais comuns o papel, o vidro, o metal e o plástico.
 
O conceito estrito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização (GARCEZ E GARCEZ, 2010).

 Um dos maiores causadores em prejudicar o meio ambiente, descreve Mendonça et al. (2004), é a quantidade de lixo que a sociedade em seu hábitos de consumo e as indústrias produzem.
 

3.3 O que vem a ser os três “Rs”?


 Na verdade os três erres são somados a mais dois erres, resultando em cinco erres. Os autores Mendonça et al. (2004) explicam que é através da Reflexão que descobrimos o que nos é necessários e ter a iniciativa em Recusar o que nos é desnecessário significa ter coragem, para só então, ponderarmos na Redução dos produtos necessários, ter iniciativa, se possível, em Reciclar e decidir Reutilizar embalagens “renovando seus usos tanto quanto possível, aumentando sua vida útil e retardando o descarte”. Simplificando os cinco “Rs”: Refletir; Recusar; Reduzir; Reciclar e Reutilizar.
 
Devido a isto, explicar para as crianças o motivo que nos leva reciclar e reutilizar é importante, cuja compreensão de que a reciclagem ajuda a evitar à destruição do nosso meio ambiente, incentivando-as a fazê-lo.

 O projeto “Não queremos meio ambiente e sim ambiente inteiro” identifica como as ações humanas prejudicam o ambiente e incentiva como conhecer ações alternativas que cause menos danos ao planeta. E assim, com essa abordagem as crianças possam promover a divulgação do conhecimento adquirido na aula entre a comunidade que frequenta (pais, amigos, parentes, vizinhos).
 
A escolha do nosso projeto é motivar a conscientização ao cuidado ambiental, cujo pré-requisito fundamental é a educação. Consta no Cap. VI, Art. 225, em nossa Constituição de 1988, que:Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (BRASIL, 1988), sendo que este direito assegurado pelo Poder Público e ainda, obrigatória para todos os níveis de ensino do país.
 

3.4 Como explicar a reciclagem às crianças

 
O primeiro passo foi demonstrar como selecionar o lixo (papel, vidro, plástico e lata) e onde depositá-los, diferenciando a indicação das cores da coleta seletiva:
 
1- Lixeira azul: papel e papelão.
2- Lixeira verde: vidros.
3- Lixeira vermelha: embalagens de plástico.
4- Lixeira amarela: metal e aço.

Quanto às outras lixeiras marrons e complementares, fizemos apenas uma breve explicação, devido ao tempo que tínhamos para a aplicação do projeto, então focamos ao que elas mais usam e percebem no seu dia a dia.
 
Paralelamente introduzimos formas de evitar o desperdício de água enquanto cuida da sua higiene bucal, com atividades de pintura em sacolas de tecidos onde seria depositado o seu kit de higiene bucal.
 
Ao longo dos semestres, escolhemos brincadeiras para memorizar as cores da coleta seletiva correspondentes aos materiais, música e história que descreviam a importância para os animais quando o ser humano cuida do ambiente, para que pudessem assimilar ainda mais a aprendizagem. Lima (2009) aponta da seguinte forma: “Memória e imaginação são continuamente utilizadas na vida cotidiana [...] a imaginação cria condições de aprendizagens, enquanto a memória possibilita a aprendizagem”.

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