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domingo, 15 de abril de 2012

A Internet como recurso pedagógico

     Objetivo:
·         Definir o que é internet e sua importância.
                                                     A internet
Segundo Ramos e Coppola 2008/2009, a internet é composta por redes de comunicação diferentes, onde há uma grande quantidade de organizações interconectadas coletivamente.
Nos Estados Unidos, em 1970, alguns universitários construíram uma pequena máquina (personal computer, ou seja, computador particular), cuja invenção e testes de ferramentas, criaram-se uma rede que uniria os computadores uns aos outros, a Internet. Sua finalidade era totalmente voltada para os militares.
Tim Berners-Lee criou o w.w.w. World (mundo) Wide (amplo) Web (teia, rede), os usuários comuns puderam ter acesso e compreensão, sem usar códigos e linguagens especiais.
Na década de 1970, um educador sul africano, Seymour Papert, disse que toda criança deveria ter um computador dentro de sua casa, onde a tecnologia deveria ser usada para a educação. Sua teoria foi considerada ficção científica.
Seymour Papert desenvolveu a linguagem de programação totalmente voltada para a educação, a metodologia Logo de Ensino-Aprendizagem, que serve para nos comunicar com o computador e explorar os aspectos do processo de aprendizagem. O ambiente Logo tradicional envolve uma tartaruga gráfica, um robô pronto para responder aos comandos do usuário. Nela, o aluno aprende com seus erros. Se algo está errado em seu raciocínio, o erro é detectado e o aluno terá nova oportunidade para encontrar os erros e solucionar o problema.
Papert era construtivista e trabalhou com Jean Piaget, onde acreditava que o aluno constrói seu próprio conhecimento por intermédio de alguma ferramenta, propondo o computador como auxílio educacional poderoso, “adaptando os princípios do construtivismo cognitivo de Piaget a fim de melhor aproveitar o uso das tecnologias” (Ramos e Coppola).
Somente em 1980, a comunidade pedagógica utilizou deste recurso e hoje, com o avanço da internet, o Logo foi melhorado e ampliado.
Só em 1991, através da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) subordinada ao MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) que o Brasil entra na era da internet.
· Em 1994, a internet se populariza, melhorando a velocidade e sendo utilizada no comércio.
· Em 1997, há um grande aumento de provedores de acesso.
· Em 2003, 600 milhões de pessoas estão conectadas à rede.
· Em 2007, 1 bilhão 234 milhões de usuários.
As páginas da Web podem exibir texto, imagens, som, vídeos e animações, além de fornecer links para mais informações (hipertexto).

As crianças tem o computador como acessório comum, pois estão familiarizados desde pequenos com ele e com isso a sociedade cobra das escolas maior interação do uso da internet em sala de aula.
O professor como facilitador de conteúdo, como também orientador da pesquisa e comunicação no ambiente virtual, dentro e fora da sala de aula, tem um grande desafio em desenvolver habilidades nesta demanda digital.
Estar em constante contato com a internet o fará conhecedor das novas inovações, possibilitando analisar a melhor ferramenta na web, como uso pedagógico, bem como vencer os medos e a insegurança. Tornar as aulas dinâmicas, criativas, ampliando os conhecimentos teóricos em discussões interativas e cooperativas, auxiliando no crescimento da confiança e no senso crítico do aluno. 
                               O professor na sociedade tecnológica.

 

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