Olá a todas! Chega de desculpas pela demora nas postagens, vocês estão "carecas" de saber a loucura de minha vida! Cento e cinquenta (150) horas de estágio, trabalhos em grupos (acho que vocês já sabem como é, né? Uns fazem, outros não.) e muitas outras coisas. Saudade do meu blog!!!!
Eu completei um plano de aula sobre o consumo infantil e as armadilhas da mídia para envolver crianças neste mundo de gastos desnecessário.
Está disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/38917/pequeno-consumidor-consciente.
A sociedade está rodeada
de textos publicitários (outdoors, folhetos, revistas, jornais, sites...) e
propagandas em mídia, seduzindo, prometendo felicidade, beleza e aceitação. Mas
há dois objetivos: influenciar nossas atitudes e criar necessidades de consumo.
“Muitas vezes não analisamos a veracidade dos fatos implícitos nas
publicidades”. É importante despertar os alunos para ler criticamente os textos
publicitários e compreender as mensagens da mídia.
Objetivo
·
Analisar criticamente a
publicidade televisiva dirigida ao público infantil.
·
Ampliar a capacidade de
argumentar.
·
Criar texto opinativo e ampliação
da competência em sustentar argumentos.
·
Distinguir o consumo equilibrado do
consumismo.
·
Refletir sobre a necessidade de
mudança de hábitos em benefício do meio ambiente e qualidade de vida;
Tempo sugerido: 4 aulas
Série: 4º e 5º ano
Estratégias
e recursos da aula
1ª aula
Iniciar
a aula com a seguinte questão:
“Vocês sabem a diferença entre CONSUMO e
CONSUMISMO?”
Apresentar
o vídeo: http://youtu.be/xXRURt31Cw4
Mostrar
as seguintes imagens:
Pedir
para que observem as imagens e façam relações entre consumo, consumismo e meio
ambiente. Atividade desenvolvida oralmente, com objetivo de levar os alunos a
se
expressarem a respeito do consumismo.
Perguntar
aos alunos quais propagandas que lembram.
Fazer
com os alunos uma lista de slogans mais famosos e populares, anotando no
quadro.
Relembrar
alguns jinges.
Questionar
por que esses textos ficaram guardados na memória.
2ª aula
Antes
de exibir o vídeo, pedir ao aluno que observe detalhes sobre o processo de
incentivo ao consumismo: propaganda, música, criação de recursos e perdas ao
meio ambiente.
FILME: LORAX - EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA
3ª aula
Promover, nesta aula, a reflexões sobre os apelos ao
consumo, destacando a publicidade veiculada pelas revistas, outdoors e canais
de TV. Espera-se que os alunos compreendam os processos utilizados pelas
empresas na fabricação dos produtos e a disputa pela preferência dos
consumidores.
Dividir
a classe em grupos e cada grupo identificará a publicidade dirigida ao público
e analisar:
Quem
são os personagens do filme;
Como
foi a extração de matéria-prima, produção, distribuição e consumo;
Se
houve tratamento do lixo, poluição do ar, dos rios e dos solos;
Quem
foi explorado durante a produção das roupas,
Como
foi a publicidade e a mídia: imagem, cores (como as cores utilizadas
influenciam o espectador) e som (se existe uma música especialmente composta);
2. Separar em dois grupos – O primeiro grupo defenderá o personagem
Umavez-ildo, o outro, será contra.
Orientá-los a discutir, oralmente, quais seriam os argumentos necessários
para convencer a posição do outro, respeitando
às opiniões dos colegas, mesmo quando divergentes.
4ª aula
Por escrito, criar um texto que se estruture da seguinte forma:
Como promover o desenvolvimento sustentável sem destruir o meio
ambiente do planeta?
Quais as atitudes de um consumidor consciente que podem contribuir
com este desafio? O que podemos fazer?
Sugerir que comecem pensando em pequenas atitudes individuais;
Montar um painel com frases, imagens, colagens que explicitem
atitudes positivas de consumidores conscientes;
Afixar para exposição.
Descrição da atividade Materiais indicados:
Papel pardo ou cartolina ou papel cartão
Revistas
Cola
Tesoura
Canetas hidro cor.
Resultados esperados:
Se houve alteração na interpretação da ação publicitária ou
merchandising, após a análise realizada.
A
percepção de fatores envolvidos e ações realizadas para a venda de um produto.
Questionar a responsabilidade e a influência do consumo excessivo.
Um forte abraço!
0 comentários:
Postar um comentário