Home A Artesã Minhas Artes Contato

quinta-feira, 27 de junho de 2013

A perseverança de Caleb

   Olá! Mais uma lição da escola dominical e mais uma vez me apoie na Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças e na revista Aventuras, Currículo Aventura Cristã - Crentes do Antigo Testamento. 


Objetivo (para o professor):
   Caleb foi um jovem que não desanimou, mas perseverou servindo ao Senhor. Assim devemos crer no que Deus diz e tenhamos fé que o Senhor nos guiará nos caminhos certos.

      Comece a aula apresentando o versículo bíblico em Salmo 1:1. Leia primeiro na Bíblia, pergunte o que significa cada palavra difícil, explicando cada um e depois apresente o versículo:

                                                                         FELIZ

                 O HOMEM QUE NÃO SEGUE O CONSELHO DOS QUE DESPREZAM A DEUS

                                     NÃO SE PRENDE NO CAMINHO DOS PECADORES

 NEM FICA E NEM GOSTA DA RODA DOS QUE ZOMBAM (TIRAM SARRO) E FALAM MAL DOS OUTROS. 


Fazer uma forca em que a palavra seja PERSEVERAR. Ao descobrirem a palavra, pergunte qual o significado desta palavra (deixe as crianças responderem e a que estiver correta anote abaixo da forca).


      Significados: Conservar-se firme e constante; persistir; prosseguir; continuar; não desistir.
Peça exemplos de perseverar (deixe as crianças responderem). Ex. na escola, para fazer as provas, precisam estudar.

CALEB
Números 13: 4-8, 16-20, 23-25, 27-28,


Josué 14:6-13

   O povo de Deus depois que saiu do Egito, caminhou pelo deserto a espera da terra que Deus lhes havia prometido e Canaã era esta terra. Deus disse a Moisés que enviasse 12 espias para investigarem como era a terra e quem morava lá (Núm. 13:1-8), entre os doze estavam Caleb e Josué.

   Em Núm. 13:17-20  (deixe as crianças lerem), os doze deveriam observar três coisas importantes na terra: se é forte ou fraco (quem), se boa ou má (bem guardada), se fértil ou estéril (plantio).

Em Núm. 13:25, 27 e 28 diz que a terra produzia grandes colheitas, mas que havia gigantes entre os moradores e as cidades eram fortificadas. Deus havia preparado um lugar maravilhoso para os israelitas viverem, mas para tomarem posse do lugar tinham que confiar em Deus. Existe um lugar que é ainda mais maravilhoso que Canaã e que Deus nos preparou, que é o Céu. O Céu é um lugar perfeito e nada impuro pode entrar lá e o pecado é a impureza que nos separa de Deus e deste lugar perfeito. Mas Deus nos ama tanto que nos enviou seu único Filho para suportar o castigo que merecíamos e morrer por nós. Mas no terceiro dia Jesus ressuscitou e para que o nosso pecado seja perdoado, devemos crer, nos arrepender e pedir perdão. É maravilhoso saber que Deus nos preparou um lugar maravilhoso, assim como preparou uma terra especial para os israelitas.

   Porém dez espias, com medo terrível dos gigantes, insistiam que era impossível conquistar a terra, Caleb afirmou que podiam toma-la, em Núm. 13:30. 

   Mas o povo se rebelou contra Deus, reclamando e insistiram em fazer o que queriam, ao invés de confiar na promessa que Deus lhes havia feito. Povo teimoso e desobediente. Muitas vezes somos assim também, porque deixamos de passar mais tempo com Deus em oração e a leitura da bíblia, nos afastando de Deus. A teimosia de Israel afastou o povo de Deus. Josué e Caleb foram os únicos que confiaram na promessa de Deus, Núm. 14:8 e 9.

   Deus castigou o povo de Israel, porque pôs o Senhor a prova dez vezes (v.20-23) e por isso não permitiu que aquela geração entrasse na terra prometida, mas a Caleb Deus fez uma promessa  v. 24 (deixe as crianças lerem). Nesta época Caleb tinha 40 anos.

   Muitos anos se passaram (45 anos) e o povo de Deus entrou na terra prometida e cada tribo receberia sua parte na divisão da terra e Caleb procurou Josué, lembrando-o da promessa de Deus, em Josué 14:7-10 (deixe as crianças lerem). Caleb tinha este direito porque perseverou, não desistiu de seguir ao Senhor, mesmo quando os outros agiram de modo diferente, ele confiou na promessa de Deus.

   Às vezes nos sentimos como Caleb, quando pensamos, dizemos ou fazemos coisas diferentes das outras pessoas que não conhecem o nosso Deus. Mesmo que dê vontade de ser iguais a eles, não devemos nos esquecer de que o pecado nos separa de Deus e devemos perseverar e confiar em Deus. 

   Josué abençoou Caleb e deu a ele Hebrom, em Josué 14:14 (deixe as crianças lerem). Como é bom saber que temos um Deus que cuida de nós!


Dica: Se quiser se aprofundar mais e comprovar alguns relatos de ossos de gigantes encontrados, pois crianças gostam de novidades e curiosidades, aqui estão dois sites interessantes:     http://misteriosantigos.com e http://www.efecade.com.br/homens-gigantes-os/

                                                             Abraços

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...