Olá a todas! Saudades imensa do meu blog e está sobrando um tempinho, por causa do "feriadásso" deste mês. Este semestre na Faculdade foi terrível, cheio de conteúdos, trabalhos e o famoso TCC. Mas está finalizando e dá para postar algumas coisas que fiz ou andei fazendo.
Trabalhamos os sete eixos da Educação Infantil, com o livro lindo Qaul o sabor da Lua? e minha parte foi:
Âmbito de Experiência:
Conhecimento de Mundo – Eixo: Natureza e Sociedade
Objetivo(s)
específico(s):
·
Reconhecer cada um dos meios de transporte utilizados em nossa
sociedade, sua importância e vantagens;
·
Identificar o tipo de transporte que o homem usou para sair da
Terra e alcançar a Lua.
Conteúdo(s):
·
A origem e evolução dos
transportes.
·
Os diferentes meios de
transporte - formas de se movimentar (terrestre, aéreo e marítimo);
·
Quais transportes são usados
para levar mercadorias e quais são usados para transportes de pessoas;
·
Mostrar como o homem chegou à
Lua e o transporte usado.
Procedimentos
(Atividades):
·
Passar um vídeo sobre a origem e evolução dos transportes, e
pedir aos alunos que observem em torno da residência e no caminho da escola, os
veículos que transportam as pessoas dentro da cidade.
·
Criar um painel, com figuras recortadas pelas crianças, de modo
que apareça:
a) tipos de transportes, terrestre, aéreo e marítimo;
b) a escrita do estilo do transporte;
c) o nome do veículo;
a) tipos de transportes, terrestre, aéreo e marítimo;
b) a escrita do estilo do transporte;
c) o nome do veículo;
·
Criar um painel, fazendo gráfico, sobre os transportes
utilizados pelas crianças, para vir à escola.
·
Fazer desenhos sobre o meio de transporte que mais gosta;
·
Ir ao planetário.
·
Ensinar as crianças a
confeccionar artesanatos representando o transporte que vai à lua, utilizando
material reciclável.
Recursos:
·
Vídeos: Coleção descobrindo: os
transportes – www.youtube.com;
·
Revistas para recortes,
cartolinas, tesouras e cola;
·
Papel sulfite, algodão, palito
de dente, cola de contato, pedaços de E.V.A., terra;
·
Ônibus para a ida ao planetário;
·
Embalagens de detergente, papel
e fita colorida, cartolina.
Duração:
07 dias - 1hora/aula
Avaliação:
·
Participação na pesquisa e montagem dos painéis;
·
Ampliação de seu vocabulário;
·
Aquisição de novos conhecimentos;
·
Montar uma exposição, em que as crianças expliquem para outras
turmas a função e vantagem de cada meio de transporte, incluindo o trabalho de
reciclagem.
Abraços!
1 comentários:
amei
Postar um comentário